Noticia
Pesquisa do IFPB é premiada em evento internacional e publicada em revista de Qualis A2
A pesquisa “Química Verde e inclusão: ensino de química para surdos”, aprovada na Chamada Interconecta 2022 e desenvolvida por docentes e discentes do IFPB nos campi João Pessoa, Sousa e Cabedelo, vem ganhando reconhecimento nacional e internacional. O trabalho foi premiado em 1º lugar, na modalidade pôster, durante o IX Congresso Internacional das Licenciaturas, realizado de forma virtual nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2022.
A equipe de pesquisadores foi composta pelos professores Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueiredo, Niely Silva de Souza e Carlos Alberto da Silva Júnior e pelos discentes Júlia Maria Soares Ferraz, Maria Caroline Santos Velozo e Márcio Jean Fernandes Tavares. Para a professora Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueiredo, “a premiação enaltece, reforça e amplia pesquisas na área da inclusão e da Química Verde, contribuindo significativamente para a divulgação dos grupos de estudos no âmbito acadêmico nacional e internacional”, destacou a professora.
O professor Carlos Alberto da Silva Júnior, docente de Química do Campus Sousa, destaca que esse reconhecimento se deve também ao pioneirismo do IFPB na área, o que é importante para aumentar a discussão e a contribuição de novas propostas inclusivas. “Agradeço a Deus e aos professores, estudantes e intérpretes envolvidos nesta pesquisa; todos têm se engajado para realizar um trabalho de excelência”, afirmou o docente.
Mais recentemente, a equipe publicou o artigo intitulado “Challenges and Successes: Online and Inclusive Teaching of Green Chemistry in Brazil in the Time of Covid-19” na revista International Journal for Innovation Education and Research (IJIER), de Qualis-CAPES A2. Essa publicação também é resultado do projeto em andamento sobre Química Verde Inclusiva no IFPB.
Em setembro, mês especial para a Comunidade Surda, o professor Carlos Alberto ministrou palestras, de forma virtual, sobre o tema para mais de 100 professores durante o Green Chemistry Connections, evento promovido pela Beyond Benign, uma instituição que trabalha com uma rede global de educadores para desenvolver parcerias ligadas à ciência educacional, sustentabilidade, inovação e iniciativas de apoio à saúde humana e ambiental. A participação do docente no evento reforça o pioneirismo do IFPB na promoção da Química Verde Inclusiva, uma matéria de relevância global que dialoga com as demandas de sustentabilidade, acessibilidade e uso de novas tecnologias inclusivas na educação.
*Amanda Tavares de Melo - jornalista do Campus Sousa