Noticia
Programa Qualifica Mais Progredir certifica mais de 120 estudantes
Na noite dessa quinta-feira (02), na quadra poliesportiva, foi realizada a Certificação do Curso de Formação Inicial e Continuada-FIC de Microempreendedor Individual, de seis turmas do Campus João Pessoa e duas do Campus Cabedelo. O evento marcou o encerramento do curso para mais de 120 estudantes.
Participaram da solenidade o diretor de Cultura e Extensão, professor Erivan Lopes, que representou o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFPB, professor Cícero Nicácio Lopes; o diretor geral do IFPB Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira; o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, João Carvalho; o chefe do DIPPED, professor Alysson Régis; e a coordenadora adjunta do Programa Qualifica Mais Progredir do Campus João Pessoa, Jaqueline Valões.
A concluinte Marilene Soares descreveu o curso como uma experiência prazerosa que trouxe muito conhecimento. Marilene foi confeitaria por 27 anos, mas há três anos tinha desistido de seu empreendimento. “O curso MEI mudou totalmente o meu conceito da forma de trabalhar. Eu havia desistido do meu segmento, mas o curso me fez mudar totalmente de ideia. Vou seguir em frente, porque sei que tenho potencial e vou aplicar tudo que eu aprendi no curso”, afirmou a concluinte.
A coordenadora do programa para o Campus João Pessoa disse ser uma satisfação e muito gratificante participar da certificação. “O curso foi a oportunidade para vocês obterem conhecimento, na expectativa de crescer e a vida desabrochar”, frisou Jaqueline. Já o professor Allison Regis ressaltou a importância da realização de cursos de Formação Inicial e Continuada-FIC. “A Extensão gera conexões entre as instituições de ensino e a sociedade. Os cursos FIC traduzem essa realidade de acreditar nos nossos sonhos e projetos de vida futuros, ao promover a experiência com outras perspectivas profissionais”, pontuou o chefe do DIPPED.
0O secretário de Direitos Humanos do município de João Pessoa também destacou a importância de os concluintes usarem o conhecimento adquirido em seus empreendimentos. Para João Carvalho a pareceria com o IFPB tem fortalecido o trabalho da secretaria de direitos humanos da prefeitura.
“Percebi gratidão foi uma das palavras mais repetidas nas falas da equipe e dos alunos do programa”, apontou o diretor geral do IFPB Campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira. “Momentos como esse mostram que o IFPB é uma instituição para todos, independente de idade e formação, completou o diretor geral ao ressaltar que a oportunidade contribuir com a comunidade e frisar que “a educação é para todos”. Ricardo finalizou incentivando os concluintes a voltarem para a instituição para fazer outros cursos.
O diretor de Extensão e Cultura da PROEXC reforçou a importância das atividades de extensão como um trabalho essencial realizado fora da instituição que aproxima a academia das comunidades. “A educação é um direito constitucional, nós estamos apenas cumprindo nossos deveres de servidores públicos”, afirmou Erivan ao falar sobre a realização de cursos FIC pelo IFPB.
“Buscamos fazer uma sociedade melhor por meio da educação que promove a transformação social, pois a educação é ponte para o conhecimento”, finalizou Erivan. O gestor aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe gestora e professores que participaram do programa.
Comunicação, Cerimonial e Eventos