Noticia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica chega a 100ª defesa de dissertação
Em 2012, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPgEE iniciou suas atividades com o oferecimento do curso de mestrado, tendo como principal objetivo formar pesquisadores, docentes e outros profissionais de alto nível, nas áreas de atuação da Engenharia Elétrica. No dia 31 de março chegou a 100ª defesa de dissertação, marco que consolida a atuação multidisciplinar do programa que visa estimular a busca de novos conhecimentos e promover pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.
Para o coordenador do mestrado, professor Cleumar da Silva Moreira, o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu do IFPB “alcançar a marca de 100 dissertações é motivo de orgulho, pois reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido no programa, para a formação de pesquisadores, especialmente voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico”. O docente destaca que a conquista é fruto do comprometimento do corpo docente e do apoio institucional.
“Ao longo de 10 anos de atuação, o programa vem contribuindo de forma significativa na quantidade e qualidade das pesquisas desenvolvidas no IFPB. Os resultados das dissertações têm gerado publicações qualificadas em periódicos e eventos nacionais e internacionais, bem como patentes e registros de software”, assim o coordenador do mestrado avalia a atuação do programa.
O professor Cleumar contou que muitos dos egressos do mestrado têm continuado os estudos em programas doutorado e estão atuando no mercado de trabalho, tanto em empresas públicas e privadas, além de estarem atuando na docência. “Temos alunos da primeira turma que hoje estão como professores no IFPB. Durantes os 10 anos o programa vem sempre evoluindo, buscando desenvolver a ciência e realizando aplicações para o mercado”, frisou o docente.
Já o orientador do trabalho, professor Jefferson Costa e Silva, que atua no programa desde o início das atividades, afirmou ser uma satisfação fazer parte da centésima dissertação defendida. “Esse momento mostra a consolidação do nosso mestrado acadêmico, o envolvimento e comprometimento de todos os professores que fazem parte do programa e aumenta ainda mais a responsabilidade e o desejo de crescimento do mesmo através da melhoria de sua avaliação perante a CAPES”, ressaltou.
O trabalho Análise das características de radiação de antenas de Microfita na faixa de 3,5 GHZ utilizando ressonadores com Geometria Matrioska foi apresentado pelo mestrando Álef Huan Pereira Souto, sob a orientação do professor Jefferson Costa e Silva e coorientado pelo professor Alfredo Gomes Neto. A aplicação do estudo está focada na tecnologia 5G. “Nós trabalhamos principalmente na frequência de 3,5 GHz, uma das frequências utilizadas pelo 5G no Brasil. Além disso, o uso das estruturas Defected Ground Structure – DGS é bastante difundido quando deseja-se obter domínio em frequência de estruturas eletromagnéticas”, explicou o discente.
A geometria Matrioska, utilizada no trabalho, foi desenvolvida em 2014 pelo Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado – GTEMA do IFPB e é utilizada em vários estudos desenvolvidos no Instituto. O professor Jefferson disse que os resultados obtidos na análise podem contribuir com “o processo de miniaturização das antenas, sendo muito úteis quando empregados em dispositivos móveis portáteis”.
Além da pós-graduação, Álef cursou Engenharia Elétrica no IFPB e conta que sempre teve um carinho enorme pelo instituto. “Defender a 100ª dissertação do programa é algo que me deixou bastante empolgado, pois é um marco para o programa. Só tenho a agradecer a todos os professores do PPgEE e ao IFPB por fazer parte de alguns dos melhores momentos da minha vida, sendo fundamental no meu desenvolvimento”, enfatizou o mestrando.
Álef aproveitou para agradecer aos membros da banca, os professores Paulo Henrique da Fonseca Silva, Joabson Nogueira de Carvalho (ambos do IFPB) e Elder Eldervitch Carneiro de Oliveira (UEPB), pelas contribuições importantes para o trabalho.
Comunicação, Cerimonial e Eventos