Noticia
Campus João Pessoa formou mais 161 profissionais de cursos superiores
Nos dias 04 e 11 de maio, 161 concluintes dos cursos superiores do IFPB Campus João Pessoa participaram das solenidades de colação de grau, realizadas no auditório da Reitoria da UFPB. As cerimônias marcaram o encerramento de mais um ciclo acadêmicos dos novos profissionais recém-formados.
Falando em nome dos concluintes dos cursos de bacharelado e licenciatura, o recém licenciado em Química, Alex da Silva Santos, expressou sua gratidão a todos os presentes na solenidade. “Esse é um momento de agradecer, de forma especial ao IFPB que se mostrou para todos nós uma instituição que cuida, zela e mostra empatia por seus alunos. Instituição que proporciona um verdadeiro encontro de classes sociais, que promove intervenções na sociedade através da pesquisa e extensão”, ressaltou.
Alex refletiu ainda sobre a importância da educação ofertada pelo instituto, por meio do trabalho de professores comprometidos com a aprendizagem, servidores dedicados e colegas que se tornaram amigos para vida. “Espero que o IFPB tenha mudado a vida de vocês como mudou a minha, jovem quilombola de Gurugi, na cidade do Conde, que deixou de ser mais um nas estatísticas policiais para se tornar o primeiro da família a se formar em um curso superior”, disse emocionado.
“Espero que o IFPB continue transformando vidas e que possamos entregar para sociedade todo o carinho e respeito que nos foi oferecido, que sejamos profissionais éticos, empáticos e solidários”, finalizou o licenciado em Química.
Em seu discurso o tecnólogo em Design de Interiores, Jefferson Batista Carneiro, agradeceu familiares, amigos, professores, gestores e colaboradores do IFPB e afirmou ser um privilégio falar em nome de todos os tecnólogos. “Também é privilégio para todos nós, formandos, fazer parte do seleto grupo de 21% da população brasileira que possui ensino superior completo”, frisou.
“Todas as aulas e disciplinas estudadas tiveram fundamental importância na construção dos profissionais e seres humanos que nos tornamos ao longo dessa jornada. É de extrema importância elevar o nome da nossa instituição, o Instituto Federal da Paraíba, o qual tenho muito orgulho de levar seu nome em meu currículo profissional”, completou Jefferson.
Para o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira, as solenidades de colação de grau embora rotineiras para instituição são momentos singulares e despertam sentimentos únicos a cada realização. “Frente aos obstáculos diários que enfrentamos, momentos como esse apagam qualquer desânimo e nos fazem seguir a diante”, afirmou.
O gestor lembrou que os ex-alunos passaram junto com professores e técnicos administrativos por momentos de incerteza e mudança no processo de ensino-aprendizagem impostos pela pandemia. Por mais esse desafio, os novos profissionais deveriam reconhecer ainda mais o valor da conquista do diploma. “Guardem essa memória do quão importante é essa etapa conquistada. Nós nos orgulhamos de fornecer uma formação profissional e técnica, mas também humana e cidadã, além de fazer parte da família de vocês. O IFPB está de portas abertas para vocês”, concluiu o professor Ricardo.
A reitora do IFPB, professora Mary Roberta Meira Marinho, também falou da importância da conquista dos recém-formados, dizendo que a colação de grau é o ápice da conclusão da jornada acadêmica. A gestora também agradeceu aos pais, familiares, amigos que vieram participaram das solenidades.
“Hoje todos os concluintes e gestores que compõem a mesa de honra estão com vestimentas iguais, significando que somos todos iguais. A partir de agora, além do compromisso com o trabalho, que vocês tenham compromisso com as pessoas, com a sociedade, com a ética, além da responsabilidade com o meio ambiente”, enfatizou a reitora.
A docente aproveitou a oportunidade para aconselhar os novos profissionais a usarem o conhecimento adquirido para inovar, sempre com foco nas pessoas, não só nos processos e técnicas. “Confiem em vocês mesmos e trabalhem com amor. Não pensem que a formação de vocês acabou nesse momento de conclusão do curso superior, continuem estudando e se capacitando. E vocês podem retornar para nossa casa para continuar na busca pelo conhecimento”, finalizou a reitora.
Comunicação, Cerimonial e Eventos