Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 05 > Cerca de 30 estudantes receberam premiações em competições de Matemática

Noticia

Cerca de 30 estudantes receberam premiações em competições de Matemática

Foram olimpíadas e concursos realizados em 2021 e 2022
por publicado: 26/05/2023 15h42 última modificação: 26/05/2023 15h46

Despertar o interesse pelo estudo de Matemática é uma das finalidades das diversas competições regionais, nacionais e internacionais realizadas anualmente com alunos de diversos níveis, desde o fundamental até a graduação. No Campus João Pessoa, a participação em olimpíadas e concursos da disciplina tem se consolidado nos últimos anos e os resultados positivos têm aumentado.

Ontem, dia 25 de maio, foi realizada a solenidade de premiação dos estudantes do IFPB Campus João Pessoa, medalhistas e premiados em competições de matemática nos anos de 2021 e 2022. As premiações se referiram às seguintes competições: Olimpíada de Matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - OMIF 2021; Olimpíada Pessoense de Matemática - OPM 2022; Olimpíada Mandacaru de Matemática 2022; Concurso Canguru de Matemática 2022; e 17ª olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2022.

Participaram da cerimônia o diretor-geral do IFPB Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira; o chefe do Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos - DIPPED, Alysson André Regis Oliveira; e os professores do Grupo Olímpico de Matemática, Diego Ayllo da Silva Simões, Lucas Araújo Santos e Thiago Andrade Fernandes.

Cerca de 30 estudantes receberam as premiações das competições. Bianca Dantas de Oliveira, uma das premiadas,IMG_8378.JPG contou que a primeira olimpíada que participou foi a OBMEP, na escola de Ensino Fundamental que frequentou, mas na época não teve um bom desempenho. Com a primeira experiência, Bianca percebeu que as questões da competição eram bem diferentes do que era exposto em sala de aula.

“As questões da OBMEP faziam a gente pensar ao invés de apenas decorar e aplicar uma formular. Isso despertou meu interesse”, comentou a estudante. Quando ingressou no IFPB, Bianca teve contato com o Grupo Olímpico de Matemática, começou a participar de outras competições e encontrou outros colegas que também se interessavam por matemática.

Para a discente, participar do grupo é importante e inspirador. Bianca tem percebido que o número de mulheres que participam do grupo vem aumentando, o que promove mais igualdade de gênero. “No grupo temos um trio de professores incríveis. O mais importante que as premiações é o conhecimento adquirimos no processo, porque ninguém vai tirar isso de nós”, frisou a estudante.

IMG_8418.JPG

Já o diretor geral do Campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira, refletiu sobre o porquê e para quê estudar matemática. O gestor também aproveitou para agradecer e enaltecer o trabalho dos três docentes, Tiago Lucas e Diego, que têm “amor em levar o conhecimento e se dedicam no processo de investir na educação”.

O docente ressaltou que a matemática traz um aprendizado em outras áreas da vida, que o processo de participar de competições é construído por etapas e que cada uma delas importa. “A recompensa final não importa tanto quanto todo o processo, principalmente o aprendizado ao longo do caminho trilhado que trazem descobertas e alegrias”, frisou.

O chefe do DIPPED, professor Alysson Regis, afirmou que a participação em desafios acadêmicos enriquece não só a formação profissional, mas especialmente a formação humana e cidadã dos estudantes. “Destaco a atuação dos grupos olímpicos do campus, especificamente o de matemática. Aproveito para agradecer aos professores Tiago Lucas e Diego, que como educadores têm sido muito importantes para o movimento olímpico do IFPB Campus João Pessoa”.

Segundo o docente, as competições proporcionam reconhecimento (por meio das premiações), o autoconhecimento, desenvolvimento de novas competências e aquisição de conhecimento, além de promoverem um ambiente colaborativo e terem um pano de fundo educativo.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: