Noticia
Estudantes do Campus João Pessoa se destacam na OMIF
Dois estudantes do Campus João Pessoa do IFPB se destacaram na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), realizada entre os dias 19 e 21 de maio, no Campus Fortaleza do IFCE. Yann Victor Fideles Fragoso conquistou a medalha de bronze e Daniel Wiliam Pereira da Silva recebeu menção honrosa.
A competição teve mais de 7.500 estudantes inscritos, dos quais 383 foram classificados para a segunda fase. Nessa etapa, 10 foram premiados com a medalha de ouro; 20 com a prata; 30 com bronze; e 40 com menção honrosa. A programação da OMIF contou com palestras, minicursos e atividades culturais, além das premiações.
Participar de competições de matemática não apenas desafia os estudantes, mas também os prepara para exames importantes, como o ENEM. Para o estudante de Eletrotécnica, Yann Victor Fideles Fragoso, a participação em competições de matemática contribui para o aprendizado da disciplina, principalmente por trabalhar questões de mesmo nível ou superior as de vestibulares.
“Além disso, há outras vantagens. As olímpiadas proporcionam a oportunidade de viajar pelo Brasil, ou em alguns casos, até para o exterior. Nessas viagens o aluno pode conhecer outras pessoas e formar amizades que incentivam a continuar estudando matemática. E as premiações obtidas nesses eventos são excelentes para o currículo acadêmico do estudante”, comenta Yann Victor.
No Campus João Pessoa, professores Thiago Andrade, Diego Ayllo e Lucas Araújo desenvolvem o Projeto de Ensino GOMat, que tem a finalidade de preparar os alunos com interesse na área de Matemática a participar de competições. Yann Victor, que participa do projeto desde 2021, disse que vem se preparando para competições desde o primeiro que entrou no IFPB, quando conheceu o projeto. “Desde essa época tenho me aprofundado mais com resolução de questões”, contou o estudante.
Para o professor Thiago Andrade a conquista dos alunos do Campus João Pessoa é um resultado muito positivo, principalmente pela a alta competitividade entre os participantes de Institutos Federais de todo o Brasil. Segundo o docente a participação na competição proporcionou aos alunos troca de ideias e experiências, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais e ampliação do conhecimento matemático.
“A OMIF não se resume a aplicação de uma prova, é uma competição que proporciona ganhos significativos no âmbito acadêmico e cultural. Durante o evento, os alunos participaram de palestras enriquecedoras, oficinas estimulantes e minicursos especializados, ampliando seus conhecimentos e horizontes lógico-matemáticos”, destacou o professor Thiago Andrade.
O docente enfatiza que as olimpíadas de Matemática são uma boa oportunidade “para os alunos do ensino médio expandirem seus horizontes acadêmicos, desenvolverem habilidades matemáticas avançadas e adquirirem competências que beneficiarão seu futuro acadêmico e profissional”. O professor Thiago espera que essa conquista sirva de inspiração para que outros estudantes se interessam por matemática e busquem oportunidades para expandir seus conhecimentos e habilidades.
Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fotos da organização do evento e do arquivo pessoal do professor Thiago Andrade