Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 06 > Alunos do Curso de Licenciatura em Química do IFPB são aprovados em programas de mestrado

Noticia

Alunos do Curso de Licenciatura em Química do IFPB são aprovados em programas de mestrado

Cinco estudantes foram selecionados nas pós-graduações da UFPB e UEPB
por publicado: 05/06/2023 11h31 última modificação: 07/06/2023 14h36

Na última seleção de mestrado nos programas pós-graduações em Química da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, cinco estudantes do Curso Superior de Licenciatura em Química do IFPB Campus João Pessoa foram aprovados, um aluno aprovado na UEPB e quatro alunos na UFPB.

O egresso Adiel Henrique de Oliveira Pontes conquistou o primeiro lugar na seleção de mestrado da UFPB, repetindo a performance de outro ex-aluno, Bruno, na penúltima seleção. Adiel participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e do programa Residência Pedagógica - RP.

Além de Adiel, também foram selecionados os discentes Joselito Alves de Medeiros Filho e Ândello Ândello Mychael Ferreira Soares da Silva (ambos participaram do Programa de Educação Tutorial -PET Química), e Jessiane de Lima Tavares (participante do PIBID) foram aprovados na seleção do estrado da UFPB. Já Diego Gomes de Sousa, que participou do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas - PDVL e do programa RP, ficou em terceiro lugar na seleção de mestrado da UEPB.

"A aprovação desses alunos nos mestrados da UFPB e UEPB reflete o comprometimento e a dedicação dos estudantes do Curso Superior de Licenciatura em Química do IFPB Campus João Pessoa. Além disso, ressalta a importância dos quatro programas institucionais vinculados ao curso, que colaboraram significativamente para esse resultado", observou a professora Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo, tutora do PET Química.

Adiel Henrique de Oliveira Pontes, que alcançou o primeiro lugar na seleção de mestrado da UFPB, disse que ao saber da aprovação teve a sensação de dever cumprido. "Entendi que a prova avaliou os conhecimentos gerais que adquiri durante a graduação. Além disso, obtive uma boa pontuação no currículo graças aos programas do IFPB”, frisou.

O egresso do curso de Química também comentou que sua expectativa nessa nova etapa acadêmica é evoluir tanto no âmbito acadêmico quanto profissional, para alcançar seu objetivo que é ser professor universitário federal. Adiel também ressaltou que um dos principais diferenciais do IFPB é a atenção e o apoio dos professores. Ele mencionou um momento específico no qual o professor Anderson Simões ministrou aulas de revisão para a prova do mestrado da UFPB.

Segundo o ex-aluno a experiências vivenciadas no PIBID e da Residência Pedagógica permitiram que ele iniciasse a publicação de trabalhos e participasse de eventos científicos, o que fortaleceu seu currículo e contribuiu para a aprovação no mestrado.

Já Jessiane de Lima Tavares, aprovada no mestrado de Química Orgânica da UFPB, comentou que a receber a notícia da aprovação ficou, mas também se sentiu uma apreensiva por estar encerrando mais uma etapa da vida, a graduação, e estar iniciando outro ciclo. A expectativa da ex-aluna o IFPB é concluir o mestrado e futuramente tentar o doutorado, além de atuar na docência.

Questionada sobre os diferenciais acadêmicos oferecidos pelo instituto que contribuíram para sua aprovação no mestrado, Jessiane também destacou o papel dos professores. "Os professores, além da formação acadêmica, têm um olhar empático pelos alunos. Eles não se limitam apenas ao ensino dos conteúdos exigidos, mas também constroem valores e ética cidadã. Acredito que a formação que tive no IFPB me permitiu adquirir conhecimento abrangente e construir valores que levarei para a vida", afirmou a estudante.

Para Joselito outro diferencial do IFPB Campus João Pessoa, que o ajudou na preparação para a seleção, foi o acervo de livros da biblioteca Nilo Peçanha. O estudante também participou do PET Química durante a maior parte da graduação e afirmou que sua participação no programa o ajudou a obter conhecimento e o convívio com a tutora e colegas o motivou a prosseguir na vida acadêmica.

O futuro mestrando disse que teve apoio de diversos professores durante o curso. “Até mesmo no período de pandemia tive um enorme incentivo dos professores em fazer o mestrado, eles ajudaram fazendo aulas de revisão sobre diversos conteúdos, compartilhando materiais de estudo, tirando dúvidas até mesmo pelo whatsapp, e compartilhando também de livros que poderiam ajudar mais no estudo”, frisou.

A aprovação desses alunos nos programas de mestrado evidencia, que além do ensino de qualidade, os programas institucionais oferecidos pelo IFPB têm tido um o impacto positivo no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: