Destaque
IFPB firma parceria com Universidade chinesa de Yangzhou
O Instituto Federal da Paraíba firmou parceira com a Universidade de Yangzhou, na China, para o desenvolvimento acadêmico e intercâmbio cultural. A assinatura do memorando de entendimento foi oficializada nesta quarta-feira (19) durante a visita da reitora Mary Roberta Meira Marinho ao país asiático.
O acordo de cooperação nas áreas de educação e pesquisa também permite oportunidade para servidores em programas de desenvolvimento de pessoal. O memorando de entendimento entre as instituições foi assinado pela reitora do IFPB, Mary Roberta e pelo reitor da Universidade de Yangzhou, professor Jiao Xin”an. Na oportunidade a reitora presentou o anfitrião com uma camiseta confeccionada com algodão colorido, um artigo que é patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.
A professora Mary Roberta percorreu as instalações da universidade chinesa criada formalmente em 1992 com a união de seis instituições já existentes. Atualmente composta por 27 faculdades, a Universidade de Yangzhou é uma instituição pública e possui cerca de 47 mil estudantes.
Além da formalização de parcerias com instituições educacionais a viagem da reitora na China permitiu a oficialização da participação do IFPB no Projeto Científico Internacional Bingo - Baryon Acoustic Oscillations (BAOs) from Integrated Neutral Gas Observations.
O BINGO é um radiotelescópio que deve realizar descobertas inéditas na área de astronomia, será instalado na cidade paraibana de Aguiar, no sertão do estado, onde o IFPB possui um Polo de Educação a Distância. O projeto reúne esforços de instituições educacionais e científicas do Brasil, da China e de pelo menos outros 10 países. O BINGO deve ajudar a compreender a natureza de um dos maiores mistérios do Cosmos: a energia escura.
Nesta quinta-feira (20) na cidade de Shijiazhuang, a reitora Mary Roberta cumpre agenda na empresa construtora do Bingo, a CETC54, que já construiu o maior radiotelescópio do mundo. No dia 21, na cidade de Shenzhen, será realizada a visita a empresa Huawei, líder global na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com quem o IFPB já tem parcerias. A missão encerra no dia 23 de julho, em Hong Kong.
*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM