Noticia
36 estudantes do campus João Pessoa são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Recentemente foi divulgada a lista de premiados na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Campus João Pessoa teve destaque com 36 estudantes premiados, sendo seis medalhistas e 30 menções honrosas, superando os resultados anteriores.
Os medalhistas de bronze foram: Daniel dos Santos, Sami Adissi, Yann Fideles, Miguel Muchizi, Gustavo de Farias e Gabriel Claudino. Os estudantes que obtiveram menção honrosa foram: Allice Sousa, Augusto Havir, Bianca de Oliveira, Bruno Mattos, Carlos Henriques Santos, Cecilia Candeia, Cecilia Nunes, Daniel William, Danilo Cavalcante, Ellen Rayssa Soares, Emanuel Eduardo, Emanuele Targino, Francisco Farias, Francisco Haikal, Gabriel Dias, Gabriel Tomaz de Lemos, Guilherme Moreira, Icaro Santos, Isabel Maria, João Guilherme, José Mikael, Jullyo Clever, Lara Luzia, Marcus Vinicius, Maria Luiza Ramalho, Maria Violeta Soares, Paulo Henrique, Pedro Artur Ferreira, Perseu Henrique e Yan Mateus Leão.
Sami Adissi, concluinte do curso instrumental de Música, tem um cumulativo de três medalhas de bronze durante os quatro anos em que competiu na olimpíada e afirmou que a experiência de participar da competição se tornou importante para sua vida acadêmica. “Nunca fui um aluno de decorar muitos teoremas, teorias e fórmulas, então a OBMEP sempre foi uma prova que eu aprendi muito enquanto fazia”, completou.
Além do esforço pessoal, Sami conta que o excelente resultado foi fruto da dedicação de um grupo de docentes, que preparou os alunos para a OBMEP a partir do Projeto de Ensino GOMat. “Eles trabalham bastante para pegar na mão de cada aluno e guiar a se manter antenado na matemática. Estão sempre aprendendo coisas novas e de fato contribuindo para a construção de uma base na vida dos alunos”. O GOMat é um grupo olímpico de matemática do IFPB coordenado pelos professores Lucas Araújo, Diego Ayllo e Thiago Andrade.
Daniel dos Santos, outro medalhista de bronze, também tinha realizado a OBMEP anteriormente. O concluinte do curso técnico de Eletrônica comentou que a preparação para a competição traz muitos benefícios. “ Você aprende como é estudar e se dedicar de verdade e, com o tempo, a recompensa pelo seu esforço vem à tona, como as premiações, bolsas, programa de iniciação científica (PIC), e a própria experiência de vida” , ressaltou.
O professor Lucas Araújo Santos, explicou o papel dos professores na motivação dos alunos para realização da prova. “Não são apenas os professores que compõem o grupo olímpico de matemática, mas todos os professores de matemática do campus ensinam, acompanham e incentivam diariamente esses estudantes”, frisou. Ele também apontou a contribuição da instituição através do DIPPED, que ofertou a possibilidade da criação do grupo olímpico que contou inclusive com estudantes bolsistas.
Além disso, o professor ressaltou que a participação em olimpíadas de matemática tem um impacto significativo no ensino da disciplina, desafiando os alunos a aplicarem teoria de maneira prática e criativa, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivando a busca por soluções inovadoras. Essas estratégias, transcendem o ambiente tradicional da sala de aula, beneficiando tanto os estudantes quanto os professores orientadores e contribuindo para o fortalecimento do ensino de matemática no IFPB.
Comunicação, Cerimonial e Eventos