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Estudantes de Controle Ambiental e docente do IFPB Campus João Pessoa publicam artigo em revista internacional
As estudantes Tainá Romão Xavier e Luana Soares da Silva do curso Técnico em Controle Ambiental do IFPB Campus João Pessoa, sob a orientação do professor do Luciano Schaefer Pereira, publicaram um artigo na revista internacional “International Journal of Earth Science and Geology”.
O trabalho “Fonte do Tambiá como exemplo de patrimônio hidrológico em João Pessoa (Paraíba)” foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso das estudantes e, posteriormente, transformado em artigo. O tema é uma continuidade da tese do professor Luciano que se desenvolveu em cima da geodiversidade e o geopatrimônio a partir do meio abiótico (fatores externos fundamentais para sobrevivência das espécies, como água, luz solar, ar, etc.) de João Pessoa e do centro histórico da capital.
O artigo apresenta as justificativas para que a fonte do Tambiá seja considerada patrimônio abiótico do centro histórico e, consequentemente, mereça ser preservada para que as gerações futuras possam usufruir dela. A estudante Tainá Romão explicou que explorar esse tema foi uma experiência fascinante, pois permitiu analisar a relevância histórica e cultural, além de compreender sua função ecológica e seu impacto no ambiente social.
Para Luana Soares, a pesquisa se tornou muito importante e é um privilégio ter um trabalho científico escrito e publicado no Ensino Médio. “Foi muito gratificante ver o trabalho ser postado em uma revista internacional de excelência, pois conseguimos enxergar o quanto nossa dedicação e horas de pesquisas valeram a pena e isso foi reconhecido”, ela explicou que apesar da quantidade de informações novas ela se apaixonou pelo tema do artigo.
O professor Luciano comenta que a oportunidade que os alunos de Ensino Médio do IFPB têm de participar de projetos de pesquisa é essencial na trajetória acadêmica. “Grande parte dos alunos vão continuar a trajetória acadêmica em um curso superior. Então esse tipo de trabalho desenvolvido dá um conhecimento prévio”. O docente ressalta que a publicação nesta revista internacional vai atribuir um novo peso para o currículo acadêmico das estudantes.
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