Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 08 > Estão abertas as inscrições da seleção interna para a ICT Competition

Estão abertas as inscrições da seleção interna para a ICT Competition

Estudantes escolhidos irão representar o IFPB na competição da multinacional Huawei
por publicado: 14/08/2024 13h15 última modificação: 14/08/2024 13h15

Imagine testar seus conhecimentos durante um evento em São Paulo. Ou demonstrar todo o seu talento em inovação, redes ou nuvem ao participar de uma competição na China, a exemplo dos estudantes paraibanos que foram campeões na Huawei ICT Competition. Se você é estudante  do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e imaginou tais cenários, uma boa notícia! Entre os dias 14 e 21 de agosto, estarão abertas as inscrições para a IFPB ICT Competition 2024-2025, conforme edital lançado na segunda-feira (12).

Acesse aqui o edital na íntegra

Este é o segundo ano da competição local promovida pelo Instituto. E o objetivo da seleção interna é definir as equipes que irão participar da edição 2024-2025 da Huawei ICT Competition. O processo é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) e do Polo de Inovação do IFPB.

Conforme o edital, a IFPB ICT Competition será composta por duas etapas: a primeira, que acontecerá de forma remota; e a segunda, que acontecerá de forma presencial, em Campina Grande (estudantes não pertencentes ao campus onde ocorrerá a etapa final terão ajuda de custo).

Ao se inscrever para a seleção interna, o estudante deve optar por uma das seguintes trilhas: Innovation (inovação), Cloud (nuvem) e Network (redes). Há ainda uma quarta modalidade, denominada de “Auxílio à preparação dos times”, mas, nesse caso, o candidato não será selecionado para a Huawei ICT Competition.

BOLSA - Durante os meses de preparação, cada estudante receberá uma bolsa: para os cursos superiores de graduação e pós-graduação, o benefício será no valor de R$ 700; para os demais estudantes, de R$ 300. A exceção são os estudantes selecionados para auxiliar na preparação dos times (quarta modalidade), que atuarão como voluntários, participando de atividades de apoio à preparação das equipes, porém sem recebimento de bolsa.

Quem pode participar?

• Para se inscrever, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado no IFPB, nas modalidades presencial ou a distância, e seja maior de 18 anos ou que faça 18 anos até o final de setembro de 2024;
  • Podem participar da seleção interna, estudantes de nível médio, superior de graduação e pós-graduação do IFPB.O candidato também precisa ter domínio da língua inglesa e disponibilidade para viagens nacionais e internacionais, caso necessário.

Estudantes podem se destacar no cenário internacional

IFPB conquista 1° e 2° lugares na etapa nacional da Huawei ICT competition 14.jpg

Para o professor Michel Dias, do Polo de Inovação, a participação no edital da IFPB ICT Competition 2024-2025, é uma oportunidade única para os alunos do Instituto se destacarem em um cenário global de inovação e tecnologia.

“Este edital não só oferece visibilidade internacional como também fortalece as competências técnicas e criativas dos nossos estudantes. Incentivo fortemente a todos a se inscreverem e aproveitarem essa chance de crescimento acadêmico e profissional”, explica o docente, que é bicampeão mundial da Huawei ICT Competition.

Na edição 2023-2024 da Huawei ICT Competition, que ocorreu na China, os estudantes do IFPB conquistaram o 1º lugar na trilha Innovation (Inovação) e os 2º e 3º lugares nas categorias Network (Rede) e Cloud (Computação em nuvem), respectivamente. Relembre aqui.

SAIBA MAIS - A Huawei ICT Competition é uma competição mundial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Huawei. Na edição 2024-2025, o tema é “Connection, Glory And Future” (Conexão, Glória e Futuro). O objetivo da competição é promover a cultura, o crescimento e o emprego de talentos de TIC em institutos, faculdades e universidades, contribuindo para o desenvolvimento dos ecossistemas de talentos.

(Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB)