Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 09 > “O estudo é o caminho para a mudança” afirma egresso do IFPB que trabalha no iFood

Conheça a trajetória do ex-aluno que atua na área de Tecnologia do IFOOD
por publicado: 19/09/2024 16h11 última modificação: 20/09/2024 13h37

Nascido em Santa Rita e aluno egresso do IFPB Campus João Pessoa, Edson Vieira, desde criança era fascinado por tecnologia. Reconhecendo o esforço de sua mãe em custear seus estudos, ele se empenhou para conquistar seus objetivos.

O jovem de 25 anos lembra que quando teve o primeiro contato com computador em uma lanhouse soube que era esse seu objeto de trabalho. Ele não se empolgava com os jogos do computador, mas em entender como a máquina funcionava. Então, começou a fazer cursos na área de informática, manutenção e desenvolvimento e traçar metas para sua vida e de sua família. “Já que todos sabem que a única forma que se pode mudar de vida é estudando ou ganhando na loteria, não quis contar com a sorte e fui estudar.”

No ano de 2016, iniciou sua jornada no IFPB depois de receber recomendações que evidenciavam o acolhimento e o ensino do instituto. Optou por cursar Rede de Computadores — um curso, que segundo ele era prático. Durante seus anos como estudante participou de várias atividades extracurriculares como monitorias, projetos de pesquisa e competições. “Participei de alguns projetos de pesquisa na área de IoT (Internet das Coisas) que renderam artigos, bem como apresentações em congresso. Não posso deixar de agradecer a professora Luciana que foi responsável por me introduzir no mundo científico”, recordou.

Em 2019, Edson Vieira participou da competição da empresa Huawei, que lhe proporcionou a primeira viagem internacional. “Nosso time viajou ao México e lá conseguimos ficar em terceiro lugar na América Latina, foi algo incrível, eu nunca tinha viajado de avião e minha primeira viagem foi internacional e fruto dos estudos”. No ano seguinte, com a pandemia, ele participou novamente de forma remota e seu time ficou em primeiro lugar na mesma competição.

O primeiro contato com a parte prática da sua profissão foi durante o estágio no Assert, laboratório de inovação do IFPB. “Foi um lugar que tive liberdade de levar minhas ideias de melhoria e colocá-las em prática. Na minha primeira semana tive um grande desafio, para o garoto que vivia de laboratórios e simulações no computador, o primeiro problema em um servidor físico a gente nunca esquece”.

Edson cursou o Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação do Instituto Federal da Paraíba, período em que “vivia no IFPB” passando mais de 12h no campus João Pessoa diariamente. Pelo excesso de atividades, o estudante pensou algumas vezes em desistir, mas quando esse pensamento o rodeava ele relembrava de todas as metas que tinha feito.

Ainda na pandemia, deixou o laboratório Assert para trilhar novos caminhos, desta vez trabalhando para uma fintech (empresas usam inovações tecnológicas nos mercados financeiros) em São Paulo. Ao entrar no mundo corporativo, Edson percebeu que para crescer deveria focar em certificações, por isso retirou seu foco do mestrado, e encerrou seu ciclo no IFPB, mas a influência da instituição ainda o seguiria por sua carreira profissional.

Em 2022, o tecnólogo começou a trabalhar começou a trabalhar no iFood e atualmente atua no time de SRE (sigla em inglês para Site Reliability Engineering, que em português pode ser traduzido como engenharia de confiabilidade do site), mais especificamente no time de Traffic.

A empresa brasileira de tecnologia cuja finalidade é aproximar clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática., tem investido em tecnologia e inteligência artificial. Atualmente a plataforma digital, que conecta milhões de consumidores, se tornou referência em delivery online na América Latina.

Edson reforça que o instituto contribuiu em grande parte para sua carreira profissional. “O divisor de águas para mim dentro do IFPB foi o Assert e o professor Michel Dias. Sem dúvidas ele foi uma das principais pessoas que me norteou pelos caminhos certos, que me deu oportunidade de mostrar do que eu era capaz e de incentivar a voar mais alto”, ressaltou.

As experiências no IFPB e na empresa Ifood foram fundamentais na trajetória de Edson e o fizeram alcançar um objetivo traçado na adolescência, comprovando que o esforço e a dedicação nos estudos são recompensadores. “Aprendi que todo o esforço ao longo do caminho foi válido, que todas as noites de estudo compensaram e que o estudo é o caminho para a mudança”, comentou.

O futuro de Edson é permeado por um compromisso contínuo com o aprendizado e o crescimento na área de tecnologia. Mantendo uma rotina diária de estudos, ele está ciente de que o dinamismo do setor exige atualização constante. Seus objetivos incluem não apenas expandir seus conhecimentos, mas também alcançar novos patamares em sua carreira.