Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 09 > Do curso técnico ao superior: egresso do IFPB é engenheiro de desenvolvimento de produto da EMBRAER

Bryan Lucas Gonçalves dos Santos fala sobre sua trajetória na área de Engenharia Elétrica
por publicado: 06/09/2024 12h09 última modificação: 06/09/2024 12h10

Nascido em João Pessoa, capital da Paraíba, o estudante egresso do IFPB Campus João Pessoa, Bryan Gonçalves, conta que na infância acompanhava o pai eletricista no trabalho e isso despertou nele o sonho de ser Engenheiro. Em 2011, ele começou a trilhar seu futuro ingressando no curso de técnico em Eletrotécnica do IFPB Campus João Pessoa, se formando em 2014. Em seguida começou o bacharelado em Engenharia Elétrica também no instituto, concluindo em 2020.

Sua decisão pelo IFPB se deu pelos benefícios de fazer um Ensino Médio e Técnico de qualidade e dar continuidade aos estudos.  “Na hora de escolher o curso superior, não tive nem dúvida, o IFPB tinha tudo que eu queria, ótimos professores e estrutura incrível”, relembrou ao comentar sobre sua escolha de continuar no instituto para fazer a graduação.

Hoje, com 27 anos, Bryan guarda muitas memórias importantes em seus quase 10 anos no instituto. Participou da equipe Bajampa de um projeto proposto pelo BAJA SAE Brasil, no laboratório Assert que lhe permitiu um olhar prático de sua área, além das amizades construídas no IFPB.

“Sempre encarei o IFPB como minha chance de mudar de vida, como o caminho através do qual eu poderia alcançar coisas incríveis, então durante os momentos difíceis, sempre contei com a ajuda dos amigos e da equipe do IFPB”. Para o engenheiro eletricista a ajuda dos psicólogos da CAEST, de professores e coordenadores, que foram presentes e compreensivos nos seus momentos de dificuldade, foi fundamental.

Antes de ingressar na instituição, Bryan se considerava uma pessoa introspectiva, com dificuldades de comunicação e receio de falar em público, aspectos que foram transformados ao longo dos anos."O IFPB que me deu as oportunidades para mudar isso e poder me desenvolver e poder chegar num lugar onde eu faço algo que gosto e sou apaixonado em fazer", afirmou.

Em 2022, Bryan começou sua jornada de trabalho na Embraer, empresa fundada em 1969 com o objetivo de desenvolver a indústria aeroespacial brasileira e competir globalmente. A empresa desenvolve uma ampla gama de aeronaves que atendem tanto ao mercado civil quanto ao militar, atualmente ocupando o 3º lugar como maior fabricante de jatos comerciais do mundo.

Bryan entrou na empresa por meio do Programa de Especialização em Engenharia (PEE) e após um ano e meio de especialização foi trabalhar no setor de Desenvolvimento Tecnológico, na área de sistemas aeronáuticos focado em sistemas elétricos, atuando como engenheiro de desenvolvimento de produto. Ele credita à ajuda do IFPB o sucesso em suas conquistas atuais e futuras. “Foi o instituto que me deu toda a base de conhecimento e me permitiu desenvolver as habilidades para que eu possa hoje atuar no mercado de trabalho com confiança”.

Olhar para o futuro é algo constante para Bryan, ele deseja estreitar os laços entre o IFPB e outras instituições do nordeste com as oportunidades oferecidas pela Embraer, buscando retribuir à instituição que tanto lhe proporcionou. Seus planos incluem colaborar mais de perto com a organização do Baja. Bryan também considera a possibilidade de, em um futuro mais distante, ingressar em um doutorado para manter vivo o espírito acadêmico que o IFPB despertou nele.