Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 09 > Egresso do IFPB conquistou vaga em empresa global de Telecomunicações

Egresso do IFPB conquistou vaga em empresa global de Telecomunicações

Sérgio Sales concluiu os cursos técnico de Eletrotécnica e superior de Engenharia Elétrica no Campus João Pessoa
por publicado: 17/09/2024 15h20 última modificação: 17/09/2024 15h20

Sérgio Sales sempre sonhou alto em sua jornada acadêmica. O estudante egresso do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica optou por seguir no IFPB fazendo o curso de graduação em Engenharia Elétrica. A escolha pelo instituto foi influenciada pela história da mãe dele no IFPB. Vandízia Sales estudou na instituição em 1985, época em que a instituição era conhecida como Escola Técnica da Paraíba.

Com 14 anos, o até então bolsista em uma escola particular, Sérgio decidiu perseguir seu sonho de ingressar no CEFET para cursar o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. “O sonho de fazer o Ensino Médio no então CEFET já vinha em mim desde sempre”, contou. Em 2009 esse sonho foi realizado e sua vida acadêmica na instituição iniciou.

Em 2013, após concluir o Ensino Médio, fez o processo do Sisu e começou a graduação em Engenharia Elétrica, finalizando em 2021. Durante esses 12 anos no instituto, Sérgio afirmou que suas experiências mais marcantes foram suas participações nas atividades extracurriculares, “desde trabalho voluntário na RoboCup 2014, tutorando outros colegas como membro do PET, organizando eventos com o Ramo Estudantil IEEE”, comentou.

Durante sua jornada acadêmica, enfrentou desafios significativos, incluindo um episódio de transtorno de ansiedade. "Muito pior do que notas baixas, os impactos pessoais foram imensuráveis", refletiu. Nesse período difícil, ele encontrou um grande apoio em sua família, amigos e na comunidade acadêmica do IFPB, especialmente no professor Michel Coura Dias, seu ex-orientador. "Falar sobre saúde mental é necessário para que haja um melhor preparo de todo o sistema de ensino para lidar com tais questões, especialmente em cursos de Engenharia," enfatizou Sérgio.

Em fevereiro de 2022, Sérgio ingressou na Telnyx, empresa global de Telecomunicações e CPaaS (Cloud Platform as a Service), como Engenheiro de Suporte Sênior, trabalhando no setor Senior Technical NOC (Network Operation Center) em regime de home-office. A empresa possui sedes em Chicago (EUA) e Dublin (Irlanda), mas a flexibilidade do trabalho remoto permite que ele contribua de qualquer lugar.

Pensando no futuro, Sérgio está constantemente se aprimorando na área de Engenharia de Telecomunicações e no Business Model CPaaS, adquirindo conhecimento técnico e construindo um portfólio sólido. Para o Engenheiro, o IFPB desempenhou um papel crucial na preparação para sua carreira profissional, por meio das oportunidades acadêmicas e práticas que teve. "Todas as oportunidades dentro e fora de sala de aula e laboratórios me fizeram conseguir um emprego antes de me formar", frisou.

Sérgio também destacou a influência positiva do programa Ciência sem Fronteiras, no qual atuou como bolsista. "A experiência de ter sido bolsista CNPq no programa Ciência sem Fronteiras certamente contribuiu para a construção curricular necessária para atuar hoje em dia em um dos maiores players globais em Telecomunicações", concluiu.