Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 11 > Estudantes conquistam ouro, prata e bronze em Olimpíadas de Matemática

Noticia

Estudantes conquistam ouro, prata e bronze em Olimpíadas de Matemática

Cerca de 60 estudantes do Campus João Pessoa foram agraciados com medalhas e menções honrosas
por publicado: 28/11/2024 14h15 última modificação: 28/11/2024 14h21

O Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba viveu nesta quarta-feira, dia 27, uma noite de celebração. Estudantes participantes de olimpíadas de Matemática foram premiados com medalhas e menções honrosas. A premiação ocorreu no auditório da instituição e reuniu pais, professores e os cerca de 60 estudantes premiados nas olimpíadas da OBMEP; Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM); Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF); Canguru de Matemática (edições 2023 e 2024); Mandacaru de Matemática (edições 2023 e 2024) e a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) de 2024.

O primeiro a receber a premiação foi o estudante do Curso de Informática, Emanoel Eduardo Oliveira Dionísio, queEstudante Emanoel Eduardo Oliveira Dionísio recebeu ao todo 06 medalhas saiu do evento com nada menos do que 06 medalhas sendo 03 de ouro, 02 de prata e uma de bronze. Com as conquistas, Emanoel vislumbra utilizar as premiações para poder concorrer a vagas em universidades, já que algumas aceitam como pontuação estudantes premiados em olimpíadas. “As olimpíadas me fez estudar coisas que eu não estudava normalmente. As olimpíadas vão me ajudar a ingressar em boas universidades”, explica. 

O coordenador do Grupo Olímpico de Matemática do campus João Pessoa , Diêgo Simões, explica que o processo construtivo das olimpíadas ajuda os estudantes no currículo escolar e em provas de concursos e do enem. “Uma medalha permite  ao aluno bolsas de iniciação científica e vagas em algumas universidades. A matemática é uma base para todas as matérias de exatas”, ressalta.

Felipe Flôr com seus paisA alegria também tomou conta dos pais presentes ao evento. A advogada, Josiane Flôr, mãe de Felipe Flôr, que ganhou ouro e bronze, analisa a importância da presença e do incentivo da família na educação dos filhos . “Felipe gosta do que faz. Os pais têm que incentivar seus filhos na literatura, na matemática e em qualquer área”, diz a mãe emocionada. Felipe ressaltou que o resultado vai movê-lo em sua determinação na busca por melhorias e a continuar sua preparação para outros desafios.  

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem entre outros objetivos, estimular e promover o estudo da Matemática e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. 

 

*Ernani Baracho para o Campus João Pessoa 

registrado em: