Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 12 > Experiências internacionais: Estudantes do IFPB compartilham vivências no Paraíba sem Fronteiras

Noticia

Experiências internacionais: Estudantes do IFPB compartilham vivências no Paraíba sem Fronteiras

Intercâmbio promove desenvolvimento acadêmico, cultural e profissional entre alunos do Campus João Pessoa
por publicado: 12/12/2024 19h00 última modificação: 12/12/2024 19h00

Na tarde desta quinta-feira (12), a SECT 2024 trouxe ao público o relato de estudantes do IFPB Campus João Pessoa que participam do Programa Paraíba sem Fronteiras. Com mediação do professor Alexandre Fonseca D’Andrea, os estudantes Lucas Palmeira Nóbrega, Maria Eduarda Vitorino e Samuel Lima Filho, do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, compartilharam suas experiências de intercâmbio na Espanha e na Inglaterra, destacando aprendizados e desafios.

Samuel Lima Filho, que cursa disciplinas de Engenharia da Computação na Espanha, ressaltou a relevância das práticas pedagógicas do IFPB. “No exterior, percebi o quanto os professores do IFPB são ótimos docentes e utilizam metodologia mais ativas e positivas, além do acesso aos professores ser muito melhor,” afirmou. Já como aspectos positivos do ensino europeu ele destacou como diferencial da universidade espanhola a cada final de semestre, os estudantes têm que desenvolver projetos interdisciplinares voltados para o mercado, além das vantagens de infraestrutura e segurança do local.

Maria Eduarda Vitorino, por sua vez, relatou sua vivência na Inglaterra, em uma cidade universitária repleta de diversidade cultural. “A experiência ampliou meus horizontes e proporcionou contato com outras culturas. As turmas pequenas e a metodologia de ensino, similares às do IFPB, ajudaram na adaptação,” comentou. Ela ainda enfatizou a necessidade de organização com a documentação e o acompanhamento de editais, mencionando a página da Arinter como referência para futuros intercambistas.

Já Lucas Palmeira Nóbrega, que também realiza intercâmbio na Espanha, apontou o valor do networking e da troca cultural. Ele destacou a riqueza da experiência acadêmica e cultural, que contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “É essencial se envolver em pesquisa e extensão para construir um currículo competitivo e se preparar para oportunidades como essa,” afirmou.

Os participantes reforçaram a importância de estar atento aos editais, organizar a documentação com antecedência e buscar experiências acadêmicas e extracurriculares que fortaleçam o currículo. Para o professor Alexandre Fonseca D’Andrea, que mediou a atividade, os intercâmbios como o Paraíba sem Fronteiras são oportunidades transformadoras, que vão além da sala de aula e promovem crescimento pessoal, profissional e cultural, por isso são experiência muito significativas para os discentes.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: