Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 12 > Inovação e Sustentabilidade marcam Mostra de Ciência e Tecnologia no IFPB

Noticia

Inovação e Sustentabilidade marcam Mostra de Ciência e Tecnologia no IFPB

A atividade da SECT apresenta projetos e núcleos desenvolvidos por estudantes e servidores
por publicado: 13/12/2024 16h03 última modificação: 13/12/2024 16h03

Desde o dia 11 de dezembro, o pátio do IFPB Campus João Pessoa está movimentado com a Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia, uma das atividades mais aguardadas da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECT 2024). A mostra é uma oportunidade para estudantes e servidores apresentarem seus projetos, além de divulgar iniciativas de pesquisa e extensão do campus. Entre os destaques estão trabalhos que abordam sustentabilidade, conservação ambiental e inovação.

O projeto "Bioplásticos em Foco: Uma Proposta Experimental Sustentável", orientado pelo professor Gesivaldo Jesus Alves, atraiu a atenção do público pela relevância do tema. O estudante Adriano Miranda, do curso de Licenciatura em Química e membro do PET Química, apresentou o trabalho que é uma alternativa ao plástico convencional, feito a partir de batata e goma de mandioca.

"Nosso objetivo é minimizar os impactos do plástico tradicional ao propor alternativas biodegradáveis, como batata e goma de mandioca. Esses bioplásticos têm aplicações amplas, desde embalagens leves até estruturas mais resistentes, como cadeiras," explicou Adriano. Durante a mostra, o público ficou sabendo como é o processo de produção do bioplástico e os benefícios dessa solução para o meio ambiente.

IMG_3216_edited.jpg

Estudantes do 1º ano do curso de Edificações levaram a diversidade dos biomas brasileiros para o evento, destacando plantas típicas e os desafios de conservação ambiental. O estande conta com exemplares da Caatinga, Amazônia e outros biomas, além de lupas que permitem observar detalhes das folhas e gametas.

Henri Lucas, um dos participantes, destacou a importância da conscientização sobre desmatamento e queimadas: "Trouxemos banners para mostrar os impactos das queimadas e espécies invasoras, que ameaçam o equilíbrio dos biomas". Sua colega, Rebeca Espíndola, chamou atenção para a história e o uso cultural das plantas. "Falamos sobre o urucum, usado pelos indígenas como protetor solar, o pau-brasil, ipês. É importante que as pessoas entendam que, sem conservação, todas essas espécies podem desaparecer," alertou.

O Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios (NEGN) também marca presença na mostra, destacando sua atuação em pesquisa e extensão desde 2017. Uma das coordenadoras do grupo é a professora Conceição Cavalcanti explicou que o objetivo do grupo é apresentar temas atuais para elaboração de projetos que envolvem diversas áreas do conhecimento.IMG_3222.jpg

"Nosso núcleo é um exemplo de como integrar pesquisa e extensão. Aproveitamos editais externos e internos para desenvolver iniciativas," explicou a professora Conceição. Ela também destacou a importância da curricularização da extensão para os cursos superiores: "No IFPB, já temos essa prática consolidada, o que facilita a implementação dessa obrigatoriedade."

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: