Noticia
Jogos Intercampi de Basquete e Xadrez agitaram o Campus João Pessoa
De 9 a 13 de dezembro, o Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) sediou os Jogos Intercampi nas disputas de xadrez e basquete, reunindo atletas de vários campi da instituição.
A competição de xadrez teve início no dia 9 de dezembro e terminou no dia 10. No torneio feminino, o Campus Patos ficou em primeiro lugar, com os campi João Pessoa e Itabaiana em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
No xadrez individual feminino, Maria Violet Santos, do Campus João Pessoa, conquistou o primeiro lugar. Ela compartilhou sua experiência: "Estou feliz por competir pela terceira vez. As experiências que tive nos JIFs de 2022, 2023 e agora 2024 foram muito importantes. Conheci várias pessoas que também gostam do esporte e percebi que o nível dos competidores cresceu bastante, graças ao incentivo proporcionado por eventos como este".
Ana Tainá Freire e Gabrielle Christiny Freitas, também de João Pessoa, ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. No torneio masculino, Apollo Borges Morais, do Campus Esperança, foi o campeão. Ele comentou sobre sua trajetória: "Acho que os JIFs são uma boa iniciativa do IFPB para incentivar a participação dos alunos. Comecei a jogar xadrez na pandemia, inspirado pela série 'O Gambito da Rainha'. Aprendi a jogar online e, ao descobrir essa iniciativa no IFPB, fiquei motivado a competir. Estudei o ano todo e terminei o campeonato invicto”.
O professor Abdala, coordenador da competição de xadrez, comentou sobre a importância do evento para o desenvolvimento dos alunos, destacando que o torneio de xadrez contribui para a integração entre os campi e o crescimento da modalidade. "Com a inclusão de clubes de xadrez nos diversos campi, o evento tem se tornado uma ferramenta importante para o esporte no IFPB", explicou.
A competição de basquete teve início no dia 11 de dezembro e terminou no dia 13. Apenas equipes masculinas participaram da disputa, o time do Campus João Pessoa foi o vencedor. O técnico da equipe, professor Maurão, ressaltou a importância do basquete como modalidade tradicional, destacando: "O basquete X5 forma um número maior de atletas e mantém a qualidade para competições como o basquete X3. Nós aqui na Paraíba fazemos um trabalho muito bom de Basquete, não só no em João Pessoa, mas em Cabedelo e Campina Grande, que começou, voltou agora depois de muito tempo”.
Em Sousa, de 16 a 20 de dezembro serão realizadas as modalidades de futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e judô. São quase 530 atletas de 17 campi do IFPB disputando medalhas. Os melhores vão para o JIFs Nacional. Os Jogos Intercampi do IFPB são organizados pela Diretoria de Educação Física e Esportes, ligada a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) em colaboração com os campi.
Comunicação Cerimonial e Eventos do Campus João Pessoa do IFPB com edição da DGCOM Reitoria