Noticia
Oficina de Biojoias destaca tradição na SECT 2024
A oficina de Biojoias, realizada na sala 10 durante a manhã desta quinta-feira (12), encantou os participantes da XIX Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT) 2024. Ministrada por Ana Lucia Rodrigues do Nascimento e Rita de Kassia Ribeiro de Sousa Tabajara, do Ateliê Biojoias DUÁ, a atividade uniu tradição, criatividade e sustentabilidade.
Com foco na preservação cultural e ambiental, as ministrantes apresentaram técnicas para a produção de acessórios utilizando materiais naturais, como sementes, fios de algodão e couro, além de linhas de miçangas e pérolas. Rita Tabajara destacou a importância de mesclar elementos naturais e sintéticos, ajudando os participantes a compreenderem as diferenças e possibilidades de uso em suas criações.
"Estamos em um processo bem avançado porque os participantes estão bastante desenrolados. Começamos com tornozeleiras e pulseiras e já estamos nos colares. A ideia é brincar e experimentar os materiais", explicou Rita.
Na oficina também usaram o muiraquitã, um amuleto tradicional em forma de sapo, produzido por mulheres indígenas. “O muiraquitã carrega a lenda e a história dos povos indígenas. Os que trouxemos é em forma de sapinhos”, acrescentou.
A atividade também valorizou a resiliência e a criatividade das mulheres negras do Quilombo Ipiranga, além de destacar a biojoia como uma forma de arte sustentável e empreendedorismo. A atividade continua na tarde desta quinta-feira, proporcionando mais oportunidades para criar e aprender.
Comunicação, Cerimonial e Eventos