Noticia
Estudante de Instrumento Musical participa de etapa final de concurso internacional de piano
A Paraíba e o IFPB estarão representados na etapa final de um dos concursos de piano mais tradicionais do Brasil, que será realizado no período de 02 a 05 de junho, em Curitiba, pelo estudante de Instrumento Musical, Miguel Mochizuki Silva, que tem 13 anos. O discente é um dos 53 jovens pianistas selecionados para as finais da 13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith, representantes de onze estados brasileiros, Bolívia e Paraguai.
Miguel vai se apresentar no dia 05 de junho, na Capela Santa Maria, com um repertório de quatro composições: Invenção no.4 a duas vozes, de Bach; Sonata no.10 de Beethoven, 1º movimento; Março, de Tchaikovsky; e Valsa no.9, de Camargo Guarnieri.
“O primeiro contato consciente que tive com o piano ocorreu quando possuía cinco anos de idade. Minha mãe levou-me a uma casa de uma amiga, onde havia um belo piano armário Essenfelder. A variedade de sons produzidos pelo instrumento encantou-me de imediato, e ali surgiu a semente do desejo de estudar o instrumento”, conta o estudante.
Mas foi só em 2018, que ele passou a ter aulas particulares, sob a orientação do professor Diego, que identificou que Miguel tinha excelente habilidade na leitura de partituras e na execução de simples peças. Em seguida, ele passou a frequentar a Escola Estadual de Música – EEMAN e foi aluno do professor Glauco Tasso Fernandes que o incentivou, mesmo com de dois anos de estudo, a participar de dois concursos de piano, em 2019: o concurso de piano Edna Bassetti Habith (Curitiba - Paraná) e o Concurso de Piano Souza Lima (São Paulo - SP).
Durante a pandemia, o estudante começou a participar ativamente da orquestra infantil da paraíba, e em 2022, ingressou no curso Técnico de Instrumento Musical do campus João Pessoa. O professor do IFPB, José Alessandro Dantas, destaca que na instituição, Miguel tem recebido o estudo com abordagens do piano popular e piano erudito e, assim, tem ampliado seus conhecimentos musicais.
“Como professor que trabalha mais o piano popular, para mim tem sido gratificante poder contribuir com o crescimento musical de Miguel. Tenho feito uma parceria de trabalho com a professora de piano Isabella Perazzo, que tem uma vasta experiência no estudo de piano erudito, e estamos com boas expectativas para apresentação do nosso aluno”, frisa Dantas.
Comunicação, Cerimonial e Eventos
Foto: redes sociais