Noticia
Equipe do IFPB conquista medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil
“Os Holmes da História”, equipe formada pelos estudantes do IFPB Campus João Pessoa Antony Lira, Ellen Nunes e Luan Monteiro, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil-ONHB. Sob a orientação do professor Stênio Lins, os estudantes participaram de várias etapas da competição até chegarem à final, que aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto, em Campinas-SP.
Durante as etapas da competição, as equipes responderam um conjunto de questões e tarefas que permitiram uma imersão na compreensão da História do Brasil.Os competidores tiveram que analisar fontes históricas (documentos oficiais, cartas, músicas, literária, pintura, monumentos, etc.), utilizar diversos conceitos e construir o conhecimento, dialogando com outras áreas de conhecimento. Stênio frisa que esse protagonismo permite que os estudantes obtenham não apenas um novo olhar sobre o passado, mas uma abordagem crítica e reflexiva na produção da história como uma disciplina dinâmica e preocupada com o tempo presente.
O estudante do 2° ano de Edificações, Antony Lira, disse que a experiência foi muito positiva, principalmente, por poder representar o IFPB e o estado da Paraíba. Para o discente, a troca de conhecimentos, que ocorreu durante todo o processo, tornou a conquista da medalha de ouro ainda melhor e gratificante. Para Antony, competições ONHB proporcionam alguns benefícios aos participantes como a o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe, a capacidade de interpretação, desenvolvimento do pensamento crítico e a criatividade.
A conquista da medalha de ouro para Ellen Nunes, aluna do 2º ano de Eletrônica, foi resultado do esforço da equipe durante os meses das fases online da olimpíada e estudos constantes, inclusive nas férias. A estudante ressaltou que a temática da competição “O papel e a importância das Mulheres na História e na Sociedade Brasileira” foi muito relevante para ela conhecer de forma aprofundada os problemas sociais que as mulheres enfrentam, ao analisar diversas fontes históricas que mostravam como o machismo e racismo estão presente até hoje na sociedade.
Luan Monteiro, estudante do 2°ano de Edificações, também descreve a sensação da conquista como a concretização de um sonho e a recompensa pelo esforço da equipe. O estudante destaca que além do conhecimento em História, os estudos para participar da competição incluíram conhecimentos de diversas áreas, bem além do que é visto em sala de aula. Luan afirmou que a ONHB, promoveu uma mudança de sua visão sobre a historiografia Brasileira, fazendo com ele e seus colegas tivessem um olhar mais crítico e analítico acerca dos períodos históricos.
O professor Stênio Lins afirma que essa conquista é o coroamento de um trabalho que vem sendo realizado por toda a equipe de ciências humanas do IFPB. Formação que permite que os alunos atuem de maneira construtiva, proativa e cidadã na sociedade. O docente enfatiza que a conquista é de toda a instituição que oferece um ensino público, gratuito e de qualidade.
Os três estudantes agradeceram a orientação do professor Stênio e da monitoria de Enzo, aluno finalista da ONHB em edição anterior, que motivou a equipe durante todo o processo. Para os discentes, o apoio do IFPB também foi fundamental na conquista, pois proporcionou a interação com outros professores de história, disponibilizou de salas para estudos, além de ofertar recursos financeiros para participação na final da competição.
Comunicação, Cerimonial e Eventos