Noticia
IFPB Mangabeira oferta pela primeira vez o Curso Técnico de Enfermagem
O Campus Mangabeira do IFPB fortalece seu perfil em cursos na área da saúde e oferta pela primeira este ano o Curso de Técnico em Enfermagem que tem duração de dois anos. São 40 vagas noturno na modalidade subsequente, ou seja, para quem tem o ensino médio completo. As inscrições gratuitas são através do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos, o PSCT 2024.2.
A Diretora de Ensino do Campus Mangabeira, Dione Marques, enalteceu a qualidade do ensino e do corpo docente e falou da conquista de espaços destinados à prática do Curso de Enfermagem. “Estamos envidando todos os esforços junto às unidades hospitalares e unidades básicas de saúde, no sentido de abrir as portas para os ambientes de estágio, de práticas para os nossos estudantes” disse.
A formação em Enfermagem é cada vez mais procurada afirma a professora Dione. “O técnico nessa área atende as pessoas diretamente em hospitais, clínicas, postos e demais estabelecimentos, há um leque de espaços onde esse profissional pode atuar. A conquista do piso profissional de Enfermagem é um estímulo maior para que a população busque se profissionalizar nessa área em expansão”.
O Campus Mangabeira também oferece outras 40 vagas noturno para o Curso Técnico Subsequente de Cuidados de Idosos. O profissional formado nessa área atua com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, em domicílios, clínicas, hospitais ou instituições de longa permanência. Acompanha o idoso em atividades de rotina e auxilia nos cuidados de higiene e contribui para a melhoria de sua qualidade de vida. O campus funciona de forma provisória na Escola Municipal Aruanda, localizada na Rua Gutemberg Morais Paiva, no bairro dos Bancários, próximo a Praça da Paz.
As inscrições gratuitas para os dois cursos estão abertas até o dia 31 de julho e são realizadas exclusivamente on-line, através do preenchimento do formulário eletrônico disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/processo/1/. A entrada dos aprovados é no segundo semestre letivo de 2024.
O Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2024.2) reserva 50% do total das vagas ofertadas para candidatos Egressos de Escolas Públicas (EEP), dentro destas vagas, estão as subdivisões para candidatos (autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI), candidatos autodeclarados Quilombolas (Q), candidatos com deficiência (PcD)).
A seleção é realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática ou disciplinas equivalentes cursadas no 1º e 2º ano do Ensino Médio, ou equivalente; ou por meio de análise do desempenho de Língua Portuguesa e Matemática, conforme descritas no documento do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou equivalentes.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM