Você está aqui: Página Inicial > Mangabeira > Notícias > 2024 > 09 > Reitoria Itinerante debate demandas da comunidade em visita ao Campus Mangabeira

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (4) e teve a participação dos servidores e dos estudantes
por publicado: 05/09/2024 16h55 última modificação: 05/09/2024 16h55

A Reitoria Itinerante, composta pela Reitora do IFPB, Mary Roberta, e por integrantes de sua equipe de dirigentes, visitou o Campus João Pessoa Mangabeira nesta quarta-feira (4) para debater democraticamente as demandas da comunidade. Durante a visita, foram realizadas duas reuniões para ouvir diferentes segmentos da comunidade: a primeira, com os servidores, começou às 16h e terminou por volta das 18h30; a segunda, com os estudantes, teve início às 19h e terminou por volta das 21h.

Durante o evento, a Reitora Mary Roberta entregou à diretora-geral do Campus Mangabeira, Zoraida Arruda, a escritura do terreno doado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para a construção da sede definitiva do Campus Mangabeira, que é um dos principais anseios da comunidade, visto que, atualmente, o campus funciona no prédio da Escola Aruanda, no Bairro dos Bancários.

Para Zoraida Arruda, a entrega da escritura representa um passo crucial para a consolidação do campus, permitindo a busca por recursos para a construção, com a prioridade inicial sendo a construção de um muro para cercar o terreno. Ela também manifestou interesse em organizar eventos no espaço, na medida do possível.

Em sua fala inicial, a Reitora Mary Roberta expressou satisfação ao visualizar o crescimento do campus, evidenciado pelo aumento expressivo na quantidade de docentes, a maioria mulheres. No entanto, ela reconheceu que ainda há muito a conquistar. “São muitos desafios. Se, por um lado, observamos um grande crescimento na quantidade de servidores, por outro, verificamos uma grande lacuna em relação ao número de técnico-administrativos”, afirmou a reitora.

Na reunião com os servidores, foram discutidos cinco pontos sugeridos previamente: código de vagas para concurso público; implantação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD); recursos para a construção do campus; aquisição de materiais para o laboratório de saúde; e aquisição de um contêiner para a instalação do laboratório de saúde.

A quantidade de docentes no campus preocupa os servidores, que destacaram que o Curso Técnico em Enfermagem demanda um número maior de professores, especialmente durante o período de estágio supervisionado. Isso ocorre porque há um limite na quantidade de estudantes que devem ser acompanhados por um docente.

Sobre a realização de concursos públicos, o diretor-geral de Gestão de Pessoas, Daniel Vitor de Oliveira Nunes, informou que o IFPB já conseguiu obter uma quantidade de códigos de vagas para a realização do concurso e que as providências estão sendo tomadas nesse sentido. No entanto, ele destacou que a realização de um concurso é um processo complexo que envolve diversas etapas.

Outro ponto que engajou bastante os participantes foi a construção da sede definitiva do campus e questões relacionadas à infraestrutura.

Reitoria Itinerante Campus Mangabeira.jpg

Na reunião com os estudantes, foram discutidas questões pertinentes à infraestrutura, assistência estudantil e ensino, pesquisa e extensão. Entre as questões levantadas pelos alunos, surgiu a necessidade de um psicólogo para acompanhar os estudantes em relação à saúde mental.

Respondendo ao questionamento dos alunos, a reitora Mary Roberta destacou a importância de que os alunos expressem suas necessidades para que, na distribuição dos códigos de vagas, sejam priorizados perfis profissionais que atendam a essas demandas. Ela também observou que o tema da saúde mental tem sido recorrente em todas as Reitorias Itinerantes realizadas nos diversos campi do IFPB.

O assessor especial da Reitoria, Adriano Melo, psicólogo do IFPB, explicou como ocorre o atendimento psicológico na instituição. De acordo com Adriano, o psicólogo escolar realiza o acolhimento do aluno, ouvindo-o e, se necessário, encaminhando-o para atendimento clínico. Ele destacou que o trabalho do psicólogo é feito em conjunto com o trabalho da assistente social; juntos, esses profissionais realizam um estudo mais integral de cada caso.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rivania de Sousa Silva, destacou que o Projeto Terapêutico, voltado para o bem-estar e a saúde mental dos estudantes, está de volta. A principal novidade para 2024 é que haverá encontros presenciais na grande João Pessoa, abrangendo os campi de Cabedelo, Cabedelo Centro, Santa Rita e Mangabeira. O atendimento à comunidade do IFPB será realizado por meio de parcerias com a UNIPÊ, UNIESP e UFPB.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB