Noticia
V Semana do Idoso aproxima IFPB da comunidade
“Eu achei tudo maravilhoso e essa palestra deixou a gente mais forte. Às vezes, a gente está sem coragem e desmotivada, mas uma palestra dessas ajuda a gente no dia a dia”, afirmou a aposentada Eulina França, 78 anos, durante uma das ações de abertura da V Semana de Saúde do Idoso, promovida pelo Campus Avançado João Pessoa Zona Sul do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
A V Semana de Saúde do Idoso começou no dia 5 e foi marcada por duas cerimônias de abertura. A primeira, no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira, focou no empoderamento da pessoa idosa. A segunda, no auditório da Escola Municipal Aruanda, nos Bancários, contou com a palestra central sobre as perspectivas dos cuidados em saúde na era digital.
Realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, o evento vai até quinta-feira (7) e busca integrar idosos da comunidade, profissionais e estudantes da área de saúde, além dos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Cuidados de Idosos e do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem, ambos ofertados pelo Campus Zona Sul do IFPB.
Durante a abertura em Mangabeira, a diretora-geral do Campus Zona Sul, Zoraida Arruda, ressaltou a importância das pessoas idosas para a sociedade, reforçando que esse público é formado por pessoas poderosas, empoderadas e experientes. “Este momento tem o objetivo de dialogar com vocês. Essa ação do campus começou como um projeto e hoje envolve toda a nossa comunidade em sua organização”, afirmou Zoraida, aproveitando para agradecer o empenho dos servidores e estudantes envolvidos, bem como o apoio da prefeitura da capital.
Acesse aqui a programação completa
Evento aprofunda discussão sobre o envelhecimento ativo
Segundo a professora Tereza Neves, coordenadora da V Semana de Saúde do Idoso, o evento tem como proposta aproximar, cada vez mais, o IFPB da comunidade. “O evento tem como objetivo fazer com que a gente saia dos muros da escola, do IFPB, e traga para a comunidade os aprendizados de sala de aula. Então, a Semana do Idoso é de extrema importância tanto para os alunos, que conseguem colocar em prática o que eles veem em sala de aula, quanto para os idosos que recebem todo o nosso acolhimento e saem maravilhados”.
Josefa Gomes do Santos, 66 anos, moradora do bairro Colinas do Sul, participou da programação de abertura e gostou muito. “Eu achei muito boa, enriquecedora, aprendi coisas que são necessárias. Foi muito proveitosa”, afirmou, reforçando que gostou muito da palestra sobre empoderamento. A apresentação foi ministrada pela assistente social Anatilde Alves de Sousa Simões, que abordou o tema com foco nas pessoas idosas e dividiu com a plateia relatos da própria vida.
A V Semana de Saúde do Idoso aprofunda a discussão sobre o envelhecimento ativo, com um olhar especial para a participação dos idosos na era digital. O evento busca promover práticas que garantam uma boa qualidade de vida e cuidados com a saúde, além de incentivar a inclusão digital como forma de ampliar as relações sociais e combater o isolamento.
Angélica Lúcio - jornalista DGCOM/IFPB