Noticia
Campus Mangabeira realiza I Cerimônia do Jaleco
O Instituto Federal da Paraíba – Campus Avançado João Pessoa Mangabeira realizou a I Cerimônia do Jaleco no dia 28 de março, no Auditório da Escola Municipal Aruanda, onde o campus está instalado. Estudantes do 3º período do Curso Técnico em Cuidados de Idosos e do 2º período do Curso Técnico em Enfermagem receberam das mãos de seus familiares, o símbolo do seu ingresso efetivo na área da saúde.
O jaleco, mais do que um uniforme, representa compromisso e responsabilidade para aqueles que escolheram cuidar do próximo. É um símbolo de cuidado e respeito que os profissionais devem ter com seus pacientes, e a cerimônia de entrega marca o início de uma nova fase para os estudantes.
A solenidade contou com a presença da direção de Ensino do campus, coordenações dos cursos técnicos de Cuidados de Idosos e de Enfermagem, Coordenação de Estágio, docentes, servidores do campus, além dos familiares dos estudantes.
Em seu discurso, a coordenadora do Curso Técnico em Cuidados de Idosos, professora Cecília Danielle, destacou a representatividade do jaleco no ambiente de saúde e a certeza de que os estudantes farão bom uso dele tanto na vida acadêmica quanto profissional. “O jaleco carrega um simbolismo extremamente importante para os cursos da área da saúde. Quem o veste leva consigo a importância do ato de cuidar”, afirmou a coordenadora.
Para a professora Amanda Haissa, coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, a entrega do jaleco também marca a ampliação do acesso dos nossos estudantes a outros espaços da saúde, uma vez que o Curso Técnico de Enfermagem era um sonho antigo do Campus Mangabeira. “Ver nossos estudantes colocando em prática todo o conhecimento adquirido, a serviço da população, é um momento que nos enche de alegria e orgulho”, destacou a coordenadora.
Já a diretora de Desenvolvimento de Ensino, professora Dione Marques, fez um resgate dos resultados alcançados pelos estudantes nas diversas instituições nas quais o campus esteve presente. “Nossos estudantes têm feito a diferença por onde passam. A marca do IFPB é sinônimo de cuidado, zelo e respeito por tudo que sua comunidade acadêmica se propõe a fazer, e isso só aumenta nossa responsabilidade. Dessa forma, o jaleco carrega consigo o legado de mais de cem anos da instituição, simbolizando segurança tanto para o profissional quanto para o paciente”, ressaltou a diretora.
Ao vestir o jaleco, o estudante passa a ser identificado como parte da equipe de saúde, o que reforça a importância de adotar uma postura profissional, ética e responsável, já que a sociedade deposita confiança naqueles que usam essa vestimenta.
Durante a cerimônia, o estudante do Curso de Enfermagem, Paulo Roberto Nunes de Souza, fez seu discurso como orador, representando os estudantes e destacando a postura profissional que deve ser adotada nos campos de prática e estágio profissional. O estudante do Curso Cuidados de Idosos Adilson Felipe dos Santos fez o juramento, enaltecendo o compromisso com a profissão e o respeito ao próximo.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() |
![]() |
![]() |
DGCOM IFPB - com informações e fotos do Campus Mangabeira