Noticia
Começa sexta a Brazil Conference com equipe do IFPB
Nessa sexta e sábado, a equipe de estudantes do Campus João Pessoa do IFPB está participando da HackBrazil, competição que faz parte das atividades da Brazil Conference at Harvard & MIT, na cidade de Cambridge, Estados Unidos. A equipe Questão de Brio, responsável pela criação e desenvolvimento do projeto "Bubu Digital" está entre as três finalistas mundiais, depois de concorrer com 400 equipes de todo o mundo. O grupo é formado pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, Adjamilton Medeiros Júnior, Júlio Cézar Coelho e Rychard Guedes.
O evento acontece desde 2015 com o objetivo de estimular a reflexão sobre o futuro do Brasil e seu papel no mundo, além de incentivar ações que busquem soluções para diversos problemas. A HackBrazil é uma competição anual. Os projetos contam com mentores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Essa fase final é a apresentação do projeto no evento. A competição terá como convidados pesquisadores renomados e empresários de todo o mundo. “Nós teremos a oportunidade de vender a nossa ideia para investidores, então é uma honra muito grande representar o IFPB, a Paraíba e todas as pessoas que nos apoiaram”, comentou Rychard.
Para Adjamilton, além de representar o Instituto em um evento internacional, a equipe está provando para outros alunos que eles também são capazes. “O mais importante disso é mostrar que os estudantes do IFPB têm potencial e que precisam acreditar nisso, elaborar projetos e participar de competições”. Ele ainda destacou a alegria de poder ter a oportunidade de realizar seu sonho de conhecer a Universidade de Harvard, uma das instituições que promovem o evento.
A missão da HackBrazil é fazer a diferença ao buscar propostas que solucionem desafios enfrentados pelos brasileiros. O projeto dos estudantes do campus João Pessoa consiste em uma chupeta eletrônica, de baixo custo, capaz de verificar a temperatura e umidade corporal da criança, através de microcontrolador e sensores, e enviar as informações para dispositivos móveis, como smartphones ou tlabets. Com o monitoramento desses sinais, de forma constante e em tempo real, seria possível contribuir para o acompanhamento da saúde da criança e, numa escala maior, para a redução dos índices de mortalidade infantil.
Confira vídeo da TV IFPB com o estudante Júlio César apresentando o Bubu Digital e falando da expectativa com o evento.
DGCOM com material da Comunicação Social do Campus João Pessoa