Noticia
Consuper instala Comissão Eleitoral Central para o pleito de DGs e Reitor do IFPB
O Conselho Superior do IFPB (Consuper) se reuniu na terça-feira (28/12) de forma extraordinária por meio de Webconferência sob a presidência do reitor Nicácio Lopes. Inicialmente foi homologado o resultado das comissões eleitorais do IFPB que serão responsáveis pelo processo de escolha do Reitor e Diretores Gerais dos Campi: Campina Grande, Cabedelo, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Sousa, Guarabira e Santa Luzia para o quadriênio 2022-2026.
Veja neste link a composição das Comissões Eleitorais dos Campi e Reitoria.
A comissão especial organizadora presidida pelo professor Washington César de Almeida Costa com representantes do corpo docente, técnico-administrativo, discente e do Consuper, foi homenageada com uma Certidão de Reconhecimento pelo trabalho realizado.
Em seguida em uma reunião paralela, representantes dos três segmentos que integram as comissões eleitorais definiram os membros (titulares e suplentes) que irão compor a Comissão Central que vai disciplinar o processo de consulta à comunidade interna para o pleito. Por sua vez a Comissão Central através de votação escolheu o professor Fábio de Albuquerque Silva, lotado na reitoria, para assumir a presidência da referida comissão.
Na sequência os nomes dos membros eleitos foram submetidos ao Consuper e homologados por unanimidade pelos conselheiros. Confira aqui a composição da Comissão Eleitoral Central.
O Conselho Superior também definiu a realização das eleições em dois turnos, seguindo uma tradição democrática do Instituto Federal da Paraíba em realizar as eleições nessa linha. “A partir de hoje começa a contar o prazo de até três meses para as eleições, está deflagrado oficialmente o processo de consulta para escolha dos DGs e do reitor do IFPB” disse Nicácio Lopes.
A Comissão Central vai coordenar e sistematizar o processo eleitoral no âmbito do IFPB em todo o Estado, e estabelecer um calendário com as etapas do certame, desde a publicação do Edital contendo o detalhamento do processo, até culminar com a homologação que será a etapa final do pleito.
O reitor do IFPB deu os parabéns aos membros da Comissão e agradeceu a disponibilidade do grupo em trabalhar no processo.” Desejo um excelente trabalho a todos, que tenham boa sorte e tenham certeza de que esse processo escreverá mais uma página na democracia da nossa instituição”.
“Assumo este desafio com muita tranquilidade, será um processo com muita transparência e participação. Coloco minha dedicação pela qualidade, ética e respeito” disse o presidente eleito da Comissão Central, Fábio de Albuquerque.
Após o fim do processo eleitoral em março, o resultado segue para homologação do Consuper e encaminhado para o MEC onde tramitará para a Casa Civil da Presidência da República que fará a nomeação do novo reitor ou reitora. Haverá ainda um período de transição da passagem das gestões nas transmissões dos cargos. O mandado do Reitor e dos Diretores Gerais do IFPB vai até o dia 23 de outubro de 2022.
DGCOM do IFPB