Noticia
Equipes do IFPB Catolé são campeãs na Jornada Nacional de Foguetes
O Campus Catolé do Rocha do Instituto Federal da Paraíba participou com sucesso da Jornada Nacional de Foguetes e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), conquistando o primeiro e segundo lugares contra outras 70 equipes. Esta foi a 56ª edição da Jornada e a 18ª MOBFOG que acontece sempre na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Os eventos são organizados pela Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Espacial Brasileira, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
As alunas Gaziele Mendonça Freitas, Gabrielly Mota Pereira da Silva e Roberta de Sousa Pereira, todas do 3º ano do curso técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações, formaram a equipe BarbieRockets que foi campeã com o lançamento do foguete em uma distância de 207 metros. O estudante José Lucas Barbosa Batista, do 1º ano de Informática, representou sozinho a equipe Marcianos depois que seu colega se machucou e não conseguiu viajar para a competição. Ele conquistou o segundo lugar com o lançamento de mais de 200 metros.
As duas equipes foram orientadas pelo professor Jhonatan Saraiva dos Santos que desenvolve projetos de extensão e de pesquisa explorando o uso de foguetes na área de Física, onde leciona. Os foguetes são confeccionados pelas próprias equipes com materiais de baixo custo como canos de PVC e garrafas PET.
As competições aconteceram entre os dias 23 e 26 de setembro e a premiação foi um feito inédito para a região. O IFPB já teve outras equipes participando de edições anteriores e também conquistando medalhas, a exemplo dos campi Patos, Princesa Isabel, João Pessoa e Campina Grande.
“Foi um feito inédito para o campus e para a região. Fomos a única equipe da região, a única escola pública da Paraíba na nossa turma de competidores”, comentou o professor Jhonatan. A equipe agradeceu o apoio e a colaboração da instituição e do campus, representados pelo diretor-geral João de Deus, bem como das prefeituras municipais de Catolé do Rocha, Brejo do Cruz e Frutuoso Gomes (RN), que contribuíram para que os estudantes pudessem participar da competição.
As equipes foram classificadas em maio, durante lançamentos realizados no campus. Cerca de 20 equipes participaram. A intenção do professor Jhonatan é levar esta experiência com os foguetes também para outras escolas públicas do município, ainda neste segundo semestre letivo.