Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > IFPB trabalha na criação do PDI 2025-2029 e quer ouvir comunidade

Noticia

IFPB trabalha na criação do PDI 2025-2029 e quer ouvir comunidade

Estudantes, professores e servidores podem participar por meio de formulário eletrônico
por publicado: 22/11/2024 10h45 última modificação: 22/11/2024 10h45

Quais as metas, diretrizes e ações que deverão nortear as atividades do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) nos próximos anos? Com esse foco, foi iniciada a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029, uma ferramenta estratégica que guiará o IFPB nos próximos cinco anos. A expectativa, conforme o cronograma inicial, é que o novo PDI fique pronto em maio de 2025.

Os trabalhos começaram ainda em setembro (com a criação da comissão central) e estão sob a responsabilidade da Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Interiorização (DPI). “O PDI é um documento estratégico e essencial para o planejamento institucional, pois define metas, diretrizes e ações que nortearão as atividades acadêmicas, administrativas e de gestão nos próximos anos”, explica Anderson Bráulio Silva, diretor da DPI.

Ele comentou que a elaboração do PDI 2025-2029 do IFPB foi pensada como um processo participativo, envolvendo a colaboração de toda a comunidade acadêmica. “Desse modo, a participação de docentes, discentes, técnicos administrativos e gestores garantirá que o documento seja construído de forma inclusiva e representativa, refletindo a diversidade de perspectivas e experiências presentes no IFPB”, afirma. 

Participação da comunidade acadêmica é essencialArte PDI para matéria ====.jpeg

A ideia é que o Plano de Desenvolvimento Institucional reflita necessidades e aspirações de servidores, estudantes e demais membros do IFPB, por meio da contribuição ativa de todos. “A participação da comunidade permite que tenhamos um plano capaz de refletir as reais demandas da instituição, o que confere maior legitimidade e representatividade ao documento", comenta Anderson Bráulio.

"Esse envolvimento também promove um processo mais democrático e inclusivo. É uma ação que permite maior alinhamento estratégico com as expectativas e necessidades da comunidade”, destaca o titular da DPI. 

A comunidade acadêmica pode participar do processo por meio de um formulário eletrônico que pode ser acessado aqui. O questionário estará disponível para preenchimento no período de 18 de novembro a 1º de dezembro de 2024, para garantir ampla oportunidade a que todos expressem suas sugestões e opiniões sobre o futuro do Instituto. 

IMPORTANTE: para ter acesso ao formulário, é preciso estar logado em uma conta de e-mail institucional.

Após a participação da comunidade por meio do formulário eletrônico, haverá uma audiência interna, realizada pelos campi, para apresentar o relatório da comissão local. Em seguida, ocorrerá a consulta pública e, posteriormente, o documento será encaminhado ao Conselho Superior do IFPB.

SAIBA MAIS - O Plano de Desenvolvimento Institucional é um requisito legal para todas as Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, conforme o artigo 16 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996). Possui como principal objetivo assegurar a qualidade, a eficiência e a transparência na gestão institucional, promovendo o desenvolvimento educacional de forma sustentável e inovadora. Para a elaboração do novo PDI do IFPB, foram elaboradas três tipos de comissões: Central e Temática, com base nas atividades sistêmica, e Locais, sendo uma em cada Campus. Você pode obter mais informações sobre o PDI aqui.

Angélica Lúcio - jornalista da DGCOM-IFPB