Noticia
Parlamento Juvenil do Mercosul realiza encontro internacional até dia 9
O Ministério da Educação (MEC) convocou os estudantes selecionados, por meio do edital de seleção 2016-2018, para participar do Encontro Internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O evento está previsto para acontecer entre 6 e 9 de outubro, em Montevidéu, Uruguai.
Ao todo, 79 alunos de escolas estaduais e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica apresentaram propostas de projeto e concorreram a 27 vagas. Estudantes dos Institutos Federais do Acre, Amapá, Brasília, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina estão entre os contemplados.
No Instituto Federal da Paraíba, o selecionado foi o estudante do Campus Campina Grande, Matheus Henrique Santos Monteiro, do curso de Petróleo e Gás do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Para a seleção, todos tiveram que apresentar um projeto sobre o tema central “O ensino médio que queremos”.
Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai são os países participantes da edição 2016-2018 do Parlamento Juvenil do Mercosul. Em vigor desde 2010, o objetivo do programa é favorecer o protagonismo juvenil, abrindo espaço para que os jovens dialoguem e discutam temas vinculados à educação, bem como elaborem propostas que abordem temáticas de interesse comum no Mercosul.
Os selecionados foram empossados como parlamentares juvenis do Mercosul em 12 de dezembro de 2016, durante cerimônia no MEC. Em suas reuniões, são tratadas temáticas como inclusão, os jovens e o trabalho, participação cidadã, direitos humanos e diversidade de raça, etnia e gênero.
No Brasil, o projeto é coordenado pelo Ministério da Educação, com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), das Secretarias Estaduais de Educação, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Matheus Henrique fez o seu projeto focado na problemática da Evasão Escolar, abordando a dificuldade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Ele é ligado ao movimento estudantil e tem experiência como Jovem Aprendiz, desde 2015. Também desenvolve projetos de extensão e pesquisa, com foco em direitos humanos e meio ambiente. O estudante do campus Campina colaborou durante reuniões do Planejamento Estratégico Decenal (Planede) do IFPB.
DGCOM com material do Conif