Noticia
Prêmio IFPB de Audiovisual divulga vencedores
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do Instituto Federal da Paraíba já divulgou o resultado final do I Prêmio IFPB de Audiovisual. Clique neste link para conhecer as obras premiadas que devem ser exibidas no dia 11 de novembro, na cidade de Monteiro, abrindo a programação do 7º Encontro de Extensão e Cultura (Enex).
O segmento de estudantes do IFPB recebeu a maior parte das inscrições, principalmente na categoria Documentário, com oito selecionados. O primeiro lugar ficou com a obra “José Faustino - Memória Viva do Quilombo Cavalhada”, do aluno Lucas Felipe Farias Lima Félix de Figueiredo. As obras participantes revelam um grande interesse pela temática da diversidade cultural e inclusão social, tendo inclusive um curta sobre a atriz homenageada Zezita Matos.
Na categoria Ficção, a obra que ficou em primeiro lugar foi “Além das cicatrizes”, do estudante Joab Sousa Ermino, do IFPB Princesa Isabel, que aborda a violência contra as mulheres, seguida de “Dualidade Poética”, de Lara Rodrigues, do mesmo campus.
Foram selecionados cinco curtas na categoria Animação, com o vencedor sendo “à primeira vista”, um stop motion de Cauê Sobrinho de Brito, do campus João Pessoa.
O Podcast vencedor foi “Onde está Pedro?”, da aluna Ângela Gabrielly Cristo de Oliveira Azevedo, do campus Cabedelo.
Na Comunidade Externa, o Documentário premiado é “O caminho do grilo”, de Hipolito de Sousa Lucena, de Campina Grande. Ele relata as dificuldades de uma comunidade quilombola em Riachão do Bacamarte.
Na categoria Ficção, a obra “Bolhas”, de Eliel Ferreira de Andrade, de Pedras de Fogo, se classificou em primeiro entre cinco selecionados. O curta fala em violência nos meios digitais e aborda as cobranças com padrões de aparência.
O Videoclipe de Misael da Costa Gurgel, “A quem precisa”, do Rio Grande do Norte, foi o vencedor na categoria.
O Podcast “Fala Na Lata #02 - Achadinhos na Vila do Artesão”, de Stefany de Souza Silva, de Campina Grande, foi o vencedor, mostrando um pouco da cultura nordestina e do artesanato.
No segmento de servidores do IFPB, o documentário vencedor foi “Trançando caminhos e tecendo histórias no curso de tranças, turbantes e saberes ancestrais”, de Tatiele Pereira de Souza, do campus Santa Luzia. A obra relata um curso ministrado por mulheres e para mulheres durante a Semana da Consciência Negra no campus Cajazeiras do IFPB, inclusive com presença de moradoras do Quilombo dos 40.
O Videoclipe “Magina” foi o vencedor, obra de Eduardo Vieira da Cunha Ferraz, do campus João Pessoa.
O Podcast “Segredos e mistérios no IFPB Cabedelo”, de Vitor Feitosa Nicolau, do campus Cabedelo, ficou em primeiro lugar.
O primeiro lugar de cada categoria e segmento receberá R$ 1 mil de premiação. As obras premiadas serão exibidas no início das atividades alusivas ao Enex que será no campus Monteiro.
De acordo com o diretor de Cultura da Proexc, Erivan Lopes Tomé Jr, os curtas serão exibidos no dia 11 de novembro, quando também acontece o Encontro de Arte-Educadores do IFPB. A cerimônia de premiação está marcada para 19h da segunda-feira, na Praça João Pessoa, no centro de Monteiro.
O prêmio homenageia o cineasta Eliézer Rolim (in memorian) e a atriz Zezita Matos, que deve fazer parte da solenidade de premiação com uma apresentação artística. Na ocasião, deve ser exibido o documentário biográfico "Meu pai, Eliézer Rolim". A iniciativa da Proexc contou com parcerias da TV IFPB e da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing.