Noticia
PRPIPG está com três editais de pesquisa com inscrição aberta
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) está com inscrição aberta em três editais distintos. São oportunidades de bolsas em programas para estudantes, docentes e técnicos, envolvidos com temáticas diferentes e que atendem várias modalidades de ensino.
Chamada Interconecta
Estão abertas as inscrições de propostas de pesquisa, visando à produção técnica, cultural, científica, tecnológica e inovadora. A PRPIPG publicou o Edital nº 01/2018, que lançou a Chamada Interconecta IFPB.
De acordo com a PRPIPG, a presente Chamada tem por objetivo apoiar pesquisas desenvolvidas no IFPB, incentivando o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação da instituição. A Chamada ainda contribui para o fortalecimento das atividades dos grupos de pesquisa certificados institucionalmente e permite, em um mesmo projeto, a participação de pesquisadores de diferentes Campi do IFPB bem como a interação interinstitucional. Para tanto, pretende selecionar propostas que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no âmbito do IFPB, do território paraibano e do País em suas dimensões social, política e econômica.
Os participantes desta Chamada poderão concorrer nas categorias como Coordenador de Programa de Pesquisa, Coordenador de Projeto de Pesquisa, Orientador e Coorientador e Colaborador. Cada uma dessas categorias deve atentar para os seus critérios de elegibilidade e suas obrigações, descritas no Edital, que também normatiza os recursos financeiros e os itens financiáveis dos projetos.
As inscrições dos coordenadores devem ser feitas por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP - http://suap.ifpb.edu.br) e se encerram no dia 28 de fevereiro. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 05 de abril.
Confira todas as informações sobre a Chamada Interconecta IFPB no Edital nº 01/2018.
Pibic-EAD e Pivic-EAD
A PRPIPG em parceria com a Diretoria de Educação a Distância e Projetos Especiais divulgou edital de abertura de inscrições para participação no Programa Institucional de bolsa de Iniciação Científica para a Educação a Distância (PIBIC-EaD) e Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica para a Educação a Distância (PIVIC-EaD).
A seleção engloba propostas de Projetos de Pesquisa nas áreas de Administração Pública, Computação e Letras. Segundo Marcia Alves, coordenadora de Programas de Bolsas de Pesquisa e Iniciação Científica, ao todo, estão sendo oferecidas 18 bolsas. “Houve um aumento de 100% no número de bolsas ofertadas em relação ao ano passado”, frisou.
As inscrições acontecem até o próximo dia 08 de março e devem ser efetuadas pelos proponentes, exclusivamente online, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP.
O processo seletivo compreenderá as seguintes etapas: cumprimento de apresentação dos documentos solicitados no ato da submissão, avaliação de mérito dos projetos e avaliação da produtividade acadêmica do proponente.
O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de abril. O prazo de execução dos projetos selecionados é de 09 meses, compreendendo os meses de abril a dezembro de 2018.
Clique aqui e confira o edital.
Pibic para tecnologia EaD
A Diretoria de Pesquisa do IFPB, em parceria com a Diretoria de Educação a Distância e Projetos Especiais, divulgou nesta segunda-feira (19), edital de inscrições para participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para Projetos de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Social voltados para a EaD.
“É um novo programa criado com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para a modalidade”, frisou Girlene Formiga, diretora de Pesquisa.
A seleção abrange as seguintes linhas de atuação: 1. Desenvolvimento Tecnológico para modalidade a distância; 2. Desenvolvimento Humano e Educacional para modalidade a distância; e 3. Desenvolvimento Gestão de Processos e Projetos (GPP).
De acordo com o edital, serão financiadas até nove bolsas, sendo três por linha. O valor da bolsa é de R$ 400.
As inscrições acontecem até o próximo dia 08 de março e devem ser efetuadas pelos proponentes, exclusivamente online, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP.
O processo seletivo compreenderá a apresentação dos documentos solicitados no ato da submissão, avaliação de mérito dos projetos e avaliação da produtividade acadêmica do proponente.
O prazo de execução dos projetos selecionados é de nove meses, compreendendo o período de abril a dezembro de 2018. A divulgação do resultado final acontece no dia 11 de abril.
Texto: Gustavo Rodrigues e Verônica Rufino – da DGCom