Noticia
Monteiro realiza palestras com estudantes sobre os cuidados a serem tomados durante o Carnaval
O Técnico em Enfermagem do Campus Monteiro, Lucivaldo Alves, a Psicóloga Letícia Bailão e o Diretor de Ensino Jorge Brasil, realizaram nesta manhã, 28, um momento de diálogo e conscientização com todos os alunos dos cursos técnicos integrados. Foram discutidas temáticas relevantes ao público adolescente, como a sexualidade na adolescência, o acesso às drogas licitas e ilícitas no nosso município, higiene e saúde do corpo, álcool e direção e direito da mulher.
Uma vez que o Carnaval é um período de festas e de grande apelo sexual, onde as pessoas abusam de bebidas alcoólicas, deixam de lado alguns cuidados, a exemplo do uso de métodos contraceptivos e negligenciam cuidados preventivos contra a propagação de doenças durante as relações sexuais. Aumento da transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nos adolescentes nessa época do ano. Aumentam os riscos de acidentes e mortes nas rodovias e uso de drogas, bem como violação a liberdade e direito do outro.
O nosso objetivo foi informar e esclarecer os riscos que os nossos adolescentes enfrentam com maior prevalência nesta época, pois durante o carnaval, pequenos surtos de gripe também são registrados, muitos casos de herpes, principalmente a labial, faringite, amigdalite, além da gravidez não planejada. Outras de aspecto emocionais que podem surgir, provocadas pelo uso excessivo de álcool e drogas dos mais diversos tipos relacionadas a ações imprudentes realizadas durante a festividade.
Medidas de segurança para você adotar no Carnaval.
1- Lembre-se: A sua vida não pode se interrompida por um momento.
ü Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
ü Evite andar sozinho, sem o acompanhamento de um adulto ou responsável;
ü Respeite a vontade e individualidade do outro;
ü Se alimente e hidrate sempre;
ü Consciência na estrada: o tráfego nas estradas é intenso e o risco de acidentes aumenta.
ü Não faça nada contra sua vontade – só para pertencer ao “grupo”.
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), disponibilizou nesta as peças da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval. Com o tema “Respeitar. Proteger. Garantir – todos juntos pelos direitos da criança e do adolescente”, a ação tem como objetivo conscientizar a população a denunciar qualquer situação de violência, especialmente a exploração sexual,
A ferramenta pode ser considerada como “pronto-socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.
O Carnaval é um patrimônio e símbolo da alegria e da diversidade do Brasil. Uma festa para toda a família que deve ser aproveitada com responsabilidade para a folia não acabar antes da hora.
Website: http://promatrix.com.br/