Noticia
CaririBones participa do VII Encontro de Trombonistas do Rio Grande do Norte
O CaririBones do IFPB Campus Monteiro participou do VII Encontro de Trombonistas do Rio Grande do Norte, realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal-RN. O evento é organizado pela Associação de Trombonistas do RN (ATRN) e coordenado pelo professor Gilvando Pereira (Azeitona), foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2019, contando com vários professores convidados e alunos de diferentes estados do país.
Dentre os professores convidados, estavam: Ricardo Pacheco (SP/DF), Marlon Barros (PE/PB), Luana Maele (SP), Pedro Augusto (RN), João Evangelista (PB/PE), Ricardo Felix (CE), Romulo Santiago (CE) e Bruno Farias (CE), além do professor Gilberto Cabral (RN), homenageado do ano pela forte produção, atuação e divulgação do trombone no estado do RN.
O CaririBones, que se apresentou no dia 23 de abril, é um coral de trombones e tubas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Monteiro. O grupo surgiu em 2016 através da necessidade do desenvolvimento de práticas coletivas através do trombone, voltado para os alunos da classe do curso técnico juntamente com alunos do curso de extensão da instituição. O grupo tem como principal objetivo realizar pesquisas e interpretar obras de diferentes gêneros e estilos voltados para este tipo de formação musical. Dentre suas principais atividades, já se apresentou em cidades do Cariri Paraibano, eventos do IFPB, Encontro de Trombonistas da Paraíba, além de apresentação no I Encontro Nacional de Cursos Técnicos em Música realizado no Rio de Janeiro, RJ. Atualmente é formado por estudantes do Curso Técnico em Instrumento Musical (CTIM) Integrado e Subsequente ao Ensino Médio e coordenado pelo professor Marlon Barros.
Integrantes: Marlon Barros, Clécio Carvalho, Severino Alves (Neném), José Carlos, Vinicius Pereira, Raniery Kennedy, Gean Oliveira, Lucas Ferreira, Ismael Oliveira, Deyvison Mendes (tuba) e Thales Bezerra (tuba). Baterista Convidado: *Prof. John Fidja (IFPB campus Monteiro).
Foram três dias de intensas atividades musicais variadas tendo como objetivo principal a difusão do ensino e da performance musical no trombone nos mais diversos contextos musicais. Palestras, recitais, concertos, master classe e a prática de música de câmara foram atividades indispensáveis durante o nosso encontro, contribuindo assim para o desenvolvimento e para integração dos trombonistas profissionais e estudantes.
Para o estudante Lucas Ferreira de 17 anos do CTIM Integrado, “foi muito importante a participação no evento, pois teve a oportunidade de conhecer uma das principais escolas de música do país, além de poder se apresentar e ter aulas com importantes nomes do trombone brasileiro, como também, tocar num teatro voltado para concertos”.
A participação de estudantes em formação musical nesse tipo de evento é de extrema importância, pois os mesmos, pois têm a oportunidade de conhecer diferentes culturas, aprender através das diferentes experiências dos professores, como também, se apresentar em diferentes palcos aos que estão habituados.