Houve uma circulação total estimada em 433 visitantes, os quais puderam conferir de perto a produção mais recente de nossos pesquisadores e extensionistas
por
publicado:
07/11/2019 07h55
última modificação:
07/11/2019 10h29
Durante a semana da V TEAR, nos dias 22 e 23 de outubro, foi realizada a MOSTRA 2019 DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DO CAMPUS MONTEIRO. Ao todo, 9 trabalhos de pesquisa e 12 de extensão foram expostos de forma aberta ao público passante, ao longo de 18 sessões de exposição de pesquisa e 12 sessões de extensão.
Houve uma circulação total estimada em 433 visitantes, os quais puderam conferir de perto a produção mais recente de nossos pesquisadores e extensionistas, em especial dos projetos fomentados por editais internos do IFPB.
Diferentemente das edições anteriores, as exposições foram abertas ao público e no formato de banner digital. Esse formato permitiu uma importante interação dos pesquisadores e extensionistas responsáveis com a comunidade acadêmica interna e o público visitante externo (a maioria de escolas de ensino médio da região), os quais passaram a conhecer o quão interessante são as contribuições e os resultados conquistados por nossos projetos de pesquisa,assim como as lições aprendidas e os benefícios prestados à comunidade local proporcionados por nossos projetos de extensão.
“É importante que a nossa comunidade acadêmica e o público externo compreendam o valor que as atividades de iniciação científica, inovação e a extensão agregam na formação de nossos estudantes e na transformação de espaços e realidades, já que essas atividades oportunizam um aprofundamento e aplicação direta dos conhecimentos abordados em nossos cursos e um forte estímulo ao trabalho colaborativo”, destacou o Prof. Giuseppe Lima, coordenador de pesquisa e inovação do Campus Monteiro.
Os seguintes trabalhos de pesquisa e de extensão foram expostos nesta edição do evento:
PESQUISA
|
- Formação continuada de professores: A importância da tecnologia assistiva na autonomia escolar de pessoas com deficiência
- UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACERCA DAS METODOLOGIAS E FERRAMENTAS EMPREGADAS NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
- Usability Box: Uma plataforma integrada para análises em ensaios de usabilidade
- Modelos Preditivos de Evasão Estudantil
- ESTUDO DOS AGREGADOS UTILIZADOS NO CARIRI PARAIBANO: CARACTERIZAÇÃO E EFEITOS NA QUALIDADE DO CONCRETO
- Microgeração de energia em instalações hidráulicas prediais
- Viabilizando as práticas diagnosticadora e apropriadora da CPA com a informatização de seus instrumentos autoavaliativos do IFPB
- ANÁLISE DA EFLORESCÊNCIA EM CORPOS CERÂMICOS UTILIZANDO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEM
- ESTUDO DAS EFLORESCÊNCIAS E ABSORÇÃO EM BLOCOS CERÂMICOS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
EXTENSÃO
|
- Byte Solidário: Inclusão Digital Acelerada de Adolescentes em Vulnerabilidade Social
- Aperfeiçoamento Instrumental 2019
- Projelógica: o pensamento computacional nas escolas de Monteiro-PB
- Resolixo- possibilidades de destinação dos resíduos da construção
- ApoioTec - Apoio Tecnológico às Escolas Públicas de Monteiro-PB
- Compostagem como tecnologia ambiental inclusiva
- INSERÇÃO FEMININA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
- REVISÃO AO ENEM: RAZÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
- Introdução ao Ensino de Programação de Computadores para Alunos do Ensino Médio utilizando Kit de Robótica Educacional
- Meninas Cientistas
- O Teatro como ferramenta pedagógica e inclusão social
- PRESTAÇÃO DE CONSULTORIA TÉCNICA
PARA PLANO DE MANUTENÇÃO PREDIAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE MONTEIRO/PB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fotos em: https://photos.google.com/share/AF1QipNYujuWYqxo127Z95YwXEzTnQvp4k_LvJ0X2ypwZ0rjtyTKLpxFErL23FKUPmDD4g?key=OGNsXzU0V3RWSHVYV0RyVzJlRU91RXFsNVYxWE1R