Noticia
Nutrição e imunidade
Uma alimentação equilibrada e saudável é extremamente importante para manter o sistema imunológico em alta, não apenas nesse período de pandemia/epidemia, mas, a todo tempo, e em todos os estágios de vida (da criança ao idoso).
O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso organismo de bactérias e vírus que causam vários tipos de doença, como no caso da COVID-19.
O equilíbrio nutricional, e a variação de cores e sabores, garantem o aporte necessário de nutrientes que o corpo precisa para se manter saudável e fortalecido. A ciência da nutrição surge com estudos do efeito de nutrientes individuais sobre a incidência de determinadas doenças.
Para manter a imunidade alta é fundamental aderir uma alimentação equilibrada e completa, em especial, alguns nutrientes como a vitamina C, um potente antioxidante que diminui o dano celular. Essa vitamina é encontrada nas frutas cítricas como acerola, limão, laranja, abacaxi, goiaba, kiwi.
Outro nutriente essencial ao sistema imunológico é a vitamina A, que mantém a integridade das células de defesa. Encontrada em alimentos vermelhos e alaranjados como a cenoura, abóbora, manga, mamão, queijo e gema de ovo.
A Vitamina E, ajuda a proteger as células contra as substâncias tóxicas e favorece a função imunológica. Está presente nas oleaginosas como as castanhas, amendoim, sementes de girassol, vegetais verdes escuros e gérmen de trigo.
O zinco está altamente relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico. É encontrado nas carnes, laticínios, frutos do mar e cereais.
Os probióticos contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal e auxiliam as células de defesa no combate à infecções. Alimentos fontes de probióticos são os iogurtes naturais e o kefir. É necessário ingerir fibras (prebióticos) que são alimentos para as bactérias intestinais. Frutas, legumes, verduras, aveia e outros cereais integrais são fontes de fibras.
Outras recomendações:
Hidratar-se bem (média 2L de água por dia); praticar atividades físicas; dormir bem; controlar o estresse. Essas são medidas essenciais para manter um bom funcionamento do sistema imunológico.
Fonte: Guia Alimentar para a População Brasileira; Revista nutrição em pauta; Cartilha: Orientações nutricionais para o enfrentamento da COVID-19.