Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2024 > 08 > Curso sobre projetos culturais, arte e educação é iniciado em Monteiro

Curso sobre projetos culturais, arte e educação é iniciado em Monteiro

O curso de formação "Caminhos das Águas - fortalecendo fazeres e saberes artísticos e culturais" irá até o próximo sábado, 10 de agosto
por publicado: 08/08/2024 10h45 última modificação: 12/08/2024 16h21

O curso de formação "Caminhos das Águas - fortalecendo fazeres e saberes artísticos e culturais" foi iniciado na última terça-feira (06), no campus Monteiro e contou com as presenças do Diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFPB, professor Erivan Júnior, O Diretor-Geral do campus Monteiro, Abimael Silva e o Coordenador Educativo do projeto Caminhos das Águas, Mauricio Virgulino, além de secretários de culturas da região e articuladores culturais inscritos no curso.

O curso foi iniciado com uma breve explanação do Coordenador Educativo do projeto, Mauricio Virgulino, sobrefoto 4.jpg como será a dinâmica do curso, e finalizou sua fala com uma novidade para os participantes do curso, onde o projeto irá lançar um edital de bolsa cultura, com duas vagas, e destinado apenas aos participantes do curso de formação.

foto 3.jpgO Diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFPB, professor Erivan Júnior, evidenciou a importância do projeto para o IFPB campus Monteiro e para a região do cariri “O contato aconteceu por meio do escritório do minC na Paraíba, na pessoa da Coordenadora Rejane Nóbrega,  e o campus Monteiro foi escolhido por fazer parte transposição do rio São Francisco, e para o IFPB esse projeto tem uma importância muito grande, já que tem como objetivo capacitar os fazedores de cultura, para que estes possam replicar essa capacitação para que outras pessoas também possam se apropriar dessa formação e fomentar ações culturais na região”, relatou.

O Coordenador Educativo do projeto, Mauricio Virgulino, relatou como Monteiro foi escolhia para a execução dofoto 8.jpg curso e destacou os objetivos do projeto “Monteiro foi escolhida como local das ações de formação do Caminhos das Águas a partir de um contato inicial com a coordenadora do escritório regional do Ministério da Cultura na Paraíba, Rejane Nóbrega, que indicou o IFPB como possível parceiro articulador, já ampliando a rede com Pró-reitora da Extensão e Cultura do IFPB, Josi Batista, e o diretor de cultura, Erivan Jr e o Diretor Abimael Silva.  Desta forma, chegamos a Monteiro, considerando a rede de fazedores de cultura desta região, como local rico para estabelecer esta formação, possibilitando a formação de multiplicadores. E um dos objetivos do projeto é propiciar uma formação que embase o processo de elaboração de projetos culturais, para que artesãos, mestres do saber, artistas, arte/educadores, pessoas que são agentes culturais, compreendam a dinâmica e os detalhes de editais que fomentam e premiam projetos e práticas artísticas e culturais. E a região de Monteiro é uma região rica em Arte e Cultura.  Neste sentido, com estes fazedores de cultura mais apropriados das técnicas de linguagens dos editais, teremos a possibilidade de que mais verbas cheguem para fortalecer o que tem sido feito na região. E para isso, também é importante a formação de uma comunidade educativa entre fazedores de cultura, como uma rede de apoio e construção coletiva da cultura da região de Monteiro” finalizou.

foto 5.jpgO projeto “Caminhos das Águas” é uma ação do Governo Federal, do Ministério da Cultura (MinC) - por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI) - e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com parceria local do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), nasceu com o objetivo de ofertar trilhas formativas para o fortalecimento dos saberes, fazeres e o desenvolvimento de projetos territoriais, seguindo rotas de rios e afluentes nas cinco regiões do Brasil e será realizado até o próximo sábado (10).