Noticia
Umbumaker Inaugura Oficinas de Tutoria Maker, referente ao Edital Dg 16/2024
No último dia 11 de outubro, o Umbumaker iniciou as atividades de tutoria com os tutores e tutorados selecionados no edital DG 16/2024, na já conhecida TUTORIA UMBUMAKER CAMPUS MONTEIRO 2024.
Na oficina inaugural, os estudantes passaram a tarde no laboratório maker e foram acolhidos e informados sobre como ocorrerá a tutoria deste ano, pelos professores orientadores Giuseppe Lima e Wagner Santos e com o professor convidado Julierme Araújo.
O Prof. Giuseppe Lima, coordenador de pesquisa e inovação do campus, destacou o diferencial da tutoria deste ano em relação aos anteriores: “Neste ano temos agora o modelo do Umbubot viável e na tutoria Umbumaker desta edição começamos, já na primeira oficina, demonstrando como eles se apropriarão de conhecimentos sobre a montagem de suas partes, entre sensores e motores, assim como da programação para a sua operação, que compreenderá três grandes fases. A primeira fase vai envolver as partes para a movimentação e detecção da pista e de objetos no trajeto; a segunda envolvendo um braço robótico para coleta de itens de resgate na competição; e, a terceira etapa, abrangendo a programação para reconhecer os objetos de resgate via câmera. Todo esse processo abrange a capacidade de resolver problemas com robótica, impressão 3D e programação, desenvolvendo também habilidades como a responsabilidade, o trabalho técnico colaborativo em equipe, além de muita criatividade”.
Os tutores Danilo Caboclo e Alisson Tôrres, respectivamente estudantes do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do CTIM em Manutenção e Suporte em Informática, atuaram na oficina inaugural. Nela, eles orientaram na desmontagem de protótipos do Umbubot, cujo objetivo envolveu, na medida em que desmontam os robôs, os aprendizados dos tutorados no reconhecimento dos componentes de cada parte e de suas funções. Nas oficinas seguintes, a meta é montar os robôs novamente, perpassando pelas três fases, fabricando algumas de suas partes com modelagem e impressão 3D e programando para realizar os testes de suas funções.
O Prof. Wagner Santos que participou na orientação da edição do ano passado, lembrou que a iniciativa segue até dezembro e a importância da mesma, por auxiliar na constante formação e disponibilização de estudantes para assessorar na manutenção do Umbumaker, assim como em projetos de prototipação maker e nas competições de robótica.
Neste ano, o Campus Monteiro disponibilizou 02 vagas para tutores com bolsas de R$ 500,00 cada. Também, 02 vagas para os primeiros anos dos cursos técnicos integrados e 03 vagas para os segundos e também para os terceiros anos, totalizando 08 tutorados com bolsas de R$ 170,00 cada.
O Diretor-Geral, Prof. Abimael Silva, reiterou o compromisso do campus com a ação e o seu alinhamento com a política de inovação do IFPB, possibilitando o engajamento em inovação da comunidade acadêmica, assim como a permanência e êxito dos estudantes.