Noticia
DEFESA DE TCC
Em função do período de isolamento social pelo COVID-19, o Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realiza a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da discente Ionara Jaqueline Farias Oliveira, que ocorrerá totalmente em ambiente virtual por meio da ferramenta Google Meet, conforme informações abaixo.
Discente: Ionara Jaqueline Farias Oliveira
Orientadora: Profa. Me. Natacha Targino Rodrigues Simões Brasileiro
Coorientadora: Profa. Me. Renata França de Pontes
Título: IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: Um estudo acerca do trancamento de disciplinas/matrícula no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB campus Monteiro.
Data: 26/07/2021
Hora/Local: 20h30 – Google Meet (meet.google.com/uvx-wpmy-krn)
Banca Examinadora:
Profa. Me. Natacha Targino Rodrigues Simões Brasileiro
Profa. Me. Renata França de Pontes
Prof. Me. Elenilson Vieira da Silva Filho
Prof. Dr. José Gomes Lopes Filho
RESUMO:
Considerando o contexto atual da pandemia de COVID-19, no que diz respeito à Educação, estudantes em todo o mundo foram impactados pelo fechamento das escolas e universidades. Com isso, várias mudanças aconteceram no ensino, o que levou alguns estudantes a trancarem disciplinas ou até mesmo a matrícula do curso, porém, outras dificuldades já eram enfrentadas, independente do cenário atual, contribuindo também para o trancamento das mesmas. O estudo realizado neste trabalho buscou identificar as causas ou fatores que levaram os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), oferecido pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus Monteiro, a trancarem disciplinas antes e durante a pandemia de COVID-19. Foram coletadas informações acerca dos trancamentos realizados antes e durante a pandemia por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) entre os anos de 2019 e 2020. A partir dos dados levantados foram identificados os alunos que realizaram os trancamentos e aplicados questionários com o objetivo de identificar e comparar os fatores que levaram os discentes a trancarem disciplinas.
Palavras-chave: Trancamento de disciplina. Trancamento de matrícula. Estudo Remoto. Pandemia. COVID-19.