Noticia
PLANEDE entra na reta final
“Planejamento estratégico é pensamento organizado”, a afirmação foi feita no final da tarde desta quinta-feira(04), em Campina Grande, pelo reitor Nicácio Lopes, durante encontro dos diretores de ensino promovido pela PRE.
De acordo com o gestor, o IFPB está construindo um Plano Estratégico Decenal para a Instituição com prazo de validade até 2025. O documento deve ser concluído até 27 de outubro.
O PLANEDE, como é conhecido, vem sendo construído deste o primeiro semestre de 2016 numa articulação da Diretoria de Planejamento Institucional (DPI) liderada pela diretora Elaine Pereira de Brito. A execução dos trabalhos é da Comissão do Projeto PLANED 2025, sob a presidência do professor Álvaro Cavalcanti de Almeida Filho, doutorando em Engenharia Industrial.
Ainda durante o encontro dos Diretores de Ensino do IFPB, o reitor enalteceu o trabalho inicial das pró-reitorias, diretorias sistêmicas e assessoria na construção do documento que vai nortear os destinos da Instituição nos próximos dez anos. Ao longo das duas primeiras etapas foram realizadas avaliações setoriais e ampliadas da instituição, coletas de dados e indicadores institucionais balizadores do Planejamento Estratégico.
“Agora nessa terceira e última fase esperamos notável contribuição dos campi”, disse Nicácio ao frisar que a partir da próxima segunda-feira, dia 8, será deflagrada a realização de 92 oficinas temáticas, audiências públicas envolvendo os diversos segmentos da Instituição com destaque para professores, estudantes, técnico-administrativos, pais de alunos e egressos.
Os eventos vão acontecer por amostragem nas diversas regiões do estado compreendendo a mesorregião do Litoral, capitaneada pela capital (Campus João Pessoa) e mais cinco campi, além de três unidades da reitoria. A mesorregião do Agreste paraibano polarizada pelo Campus Campina Grande e mais quatro unidades. A mesorregião da Borborema com sede no Campus Monteiro com aglutinação de quatro campi. E finalmente a mesorregião do Alto sertão com seis unidades lideradas pelo Campus Cajazeiras.
As oficinas contarão com a presença do reitor ou pró-reitores designados para condução dos trabalhos, os diretores dos campi que sediarão os eventos. “Por fim gostaria de destacar que o nosso Planejamento Estratégico está sendo formulado a luz de uma metodologia científica, assentada em um embasamento teórico e empírico, alcançando todas as 21 unidades de ensino da nossa Rede”, finalizou o reitor Nicácio Lopes ao conclamar a participação de todos os diretores dos DDEs – Diretores de Desenvolvimento de Ensino.