Noticia
Reitor garante cerca de R$ 100 mil para campus Cabedelo Centro
Em reunião com servidores do Campus Avançado Cabedelo Centro, o reitor Nicácio Lopes garantiu o investimento de R$ 100 mil para serviços que a comunidade acadêmica está necessitando. A decisão ocorreu durante reunião do projeto Reitoria Itinerante, na noite dessa terça, 14 de março.
Segundo o reitor, os técnico-administrativos e docentes do Campus é que devem decidir, juntamente com a equipe gestora local, sobre a aplicação dos recursos. Isso porque há duas reivindicações em andamento e que foram pauta da reunião: reforma na unidade do município de Lucena e intervenções para a segurança do prédio que fica no Centro de Cabedelo. Câmeras de vídeo já devem ser instaladas no prédio da Rua Duque de Caxias.
Medidas mais urgentes para melhorar as condições de trabalho no prédio de Lucena foram tratadas durante o encontro. A docente Ariana Guimarães solicitou a instalação imediata de 15 ventiladores para o prédio porque a climatatização é um dos problemas mais sérios. O pró-reitor de Administração, Marcos Vicente dos Santos, garantiu que os ventiladores serão instalados.
O coordenador do curso de Pesca, Ricardo Oliveira, apontou ainda a necessidade de manutenções mais frequentes no prédio de Lucena. O trâmite para a realização de serviços de conserto precisa ser melhorado, segundo todos. A diretora de Administração do Campus Cabedelo Centro, Andreza Paiva, também revelou a necessidade de mais servidores para realizar os serviços nessa área. Outra reivindicação foi sobre liberação de códigos de Função Gratificada e Cargos de Direção, mas Nicácio lembrou que há uma portaria do Ministério da Educação que restringiu novas CDs e FGs.
Os servidores solicitaram incremento de pessoal em setores onde só há um servidor responsável, o que acontece em áreas estratégicas como a Coordenação de Controle Acadêmico e a Tecnologia da Informação. O reitor lamentou que os Ministérios da Educação e do Orçamento Planejamento e Gestão não têm liberado códigos de vagas, mas com o aumento de pedidos de aposentadoria isso pode ter uma mudança em breve.
Concursos para contratação de docente substituto também foram tratados. O diretor de Gestão de Pessoas, Aguinaldo Tejo Filho, lembrou que há um edital sendo elaborado, mas que o trâmite envolvendo a Compec e a Procuradoria é lento porque há muitas obrigações legais quanto ao processo seletivo. Há necessidade de dois novos professores, para Legislação e Turismo.
A última atividade da Reitoria Itinerante é a elaboração de um plano de trabalho para dar andamento às solicitações. Essa última reunião foi entre a equipe da Reitoria e os gestores locais. O Diretor de Tecnologia da Informação, Pablo Andrey Arruda, auxiliou nas orientações quanto a elaboração desses planos no sistema digitalizado.
Confira mais fotos no álbum do IFPB Oficial no Facebook.
Confira vídeo da TV IFPB sobre o encontro.
Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB