Noticia
Reitor recomenda prioridade nas obras em Catolé do Rocha
O reitor do IFPB Nicácio Lopes disse, nesta quinta-feira, dia 09, que o Campus Catolé do Rocha deve ser concluído e entregue à comunidade acadêmica em meados do próximo ano.
Ele recomendou à Diretoria Sistêmica de Engenharia do IFPB que a Construtora Constral desse prioridade na execução dos trabalhos de acabamento do bloco acadêmico.
O reitor destacou, ainda, que o canteiro de obras em Catolé do Rocha “vai bem, mas ainda tem grandes desafios pela frente.” Mas, segundo Nicácio, isso é superável com a regularidade do repasse de recursos por parte do Governo Federal.
Dentre as prioridades recomendas pelo reitor estão os seguintes serviços: acabamento no bloco acadêmico, incluindo a conclusão das rampas de acessibilidade e escadas; revestimento da fachada que se mostra bem adiantado; forro de gesso; e as instalações elétricas.
O emassamento e revestimento cerâmico das paredes internas, as instalações hidrossanitárias e pluviais, também, são serviços prioritários pois, segundo o reitor Nicácio, já existe disposição financeira para esses trabalhos de acabamento.
O bloco administrativo também conta com alguns serviços nesta fase final da construção, incluindo a execução do granilite que é o acabamento final do piso. Além disto, a fachada está sendo rebocada para dar inícios ao revestimento final.
Na parte de implantação, está sendo executada a pavimentação em paralelepípedo de estacionamentos e ruas, muros de arrimo, muretas de proteção, alimentação de água fria para as edificações e instalações elétricas da subestação aos blocos. Todos os blocos, segundo relatório do Departamento de Obras e Engenharia, se encontram com a coberta já executada.
O reitor Nicácio Lopes avaliou que o Campus Catolé do Rocha vive um bom momento, “com boa perspectiva de crescimento, não apenas pela fluência do canteiro de obras, mas também pelos resultados no ensino, na pesquisa e na extensão já alcançados naquela unidade do IFPB”.
A visita do reitor Nicácio ao Campus Catolé, também, contou com entrevista concedida à imprensa, reunião de trabalho envolvendo a equipe gestora, visita às salas de aula e encontro dos gestores do IFPB com o secretário de Educação do Município, professor Jailson José.
Ao finalizar o ciclo de visitas aos canteiros de obra dos campi do Plano de Expansão III, o reitor do IFPB adiantou que a Reitoria vai anunciar nos próximos dias um calendário de inaugurações contemplando quase 10 obras localizadas nos campi Guarabira, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos e Princesa Isabel. São investimentos realizados, nos últimos dois anos, na ordem de R$ 40 milhões.
“O calendário começa, em abril, com a inauguração do Campus Guarabira e segue até o final do ano com a entrega de quatro restaurantes, três blocos acadêmicos e um exclusivo para professores”, finalizou o reitor Nicácio Lopes.
Para o diretor geral do campus Catolé do Rocha, Caetano José de Lima, a presença do reitor fortalece os laços institucionais e impulsiona a equipe local. “É sempre de grande importância a presença do reitor porque ele sempre vem assumindo compromissos e cumprindo. Ele faz questão de prestigiar os campi em implantação que, mesmo sendo distantes no aspecto territorial, nunca deixam de ter esse acompanhamento”, comentou o professor Caetano.
O diretor destacou ainda o empenho da equipe gestora sistêmica que deve voltar no dia 20 para o projeto Reitoria Itinerante. Caetano comemorou ainda a agilidade da construtora para recuperar o tempo perdido com um ano de obra parada em Catolé do Rocha. Segundo ele, já há bloco com 70% do projeto finalizado.
Filipe Donner – diretor geral de Comunicação e Marketing do IFPB