Noticia
Servidores da área de licitação do IFPB participam de Congresso
Com o objetivo de capacitar e preparar o corpo técnico-administrativo que atua na área de compras e licitação para lidar com a constante atualização de legislações, doutrinas e jurisprudência, o IFPB enviou 23 servidores para participar do 12º Congresso Brasileiro de Pregoeiros. O evento ocorreu de 20 a 23 de março em Foz do Iguaçu.
“A capacitação nessa área é muito importante, porque lidamos diariamente com uma série de legislações e jurisprudências e isso requer um preparo contínuo”, destacou a Diretora de Compras, Contratos e Licitação da Reitoria, Miriam Gonçalves. O evento possibilitou também o networking com pregoeiros e gestores de compras públicas de todo Brasil.
“São mais de 5 mil normas na área que precisamos conhecer. É fundamental e essencial estar sempre acompanhando, até mesmo porque a todo momento surgem novas decisões e isso impacta no nosso trabalho”, disse o Coordenador de Licitação e Bens, Alex Rocha.
O grupo participante ressaltou e agradeceu o empenho da gestão em enviar um grupo de servidores para participar do evento. “Mesmo com a escassez de recursos, o nosso pró-reitor de Administração Marcos Vicente e Reitor Nicácio Lopes proporcionaram essa capacitação compreendendo a importância que essa área exerce no instituto.”, enfatizou Alex.
O evento foi composto por 21 palestras e 26 oficinas, totalizando 26 horas de capacitação, com profissionais de renome na área, a exemplo do Ministro do TCU, Benjamin Zymler; do professor de direito administrativo, Jorge Ulisses Jacoby Fernandes; do representante da AGU, Ronny Charles, dentre outros. Participaram do evento 9 servidores das coordenações de contrato, fiscalização, aquisição de bens e serviços e pregoeiros da reitoria, 3 servidores do Campus Cabedelo, 3 do Campus João Pessoa, 4 do Campus Cajazeiras, 3 do Campus Monteiro e 1 do Campus Patos.
A Diretoria de Compras, Contratos e Licitação (DCCL) é o setor responsável por realizar a pesquisa de preço, planejamento, o contrato, a execução, a fiscalização, o encerramento e a prestação de contas. “É um trabalho complexo e que requer preparo. Além disso, também prestamos suporte e orientações aos campi”, conta Míriam. A DCCL vem realizando, desde o ano passado, a diretoria itinerante, que consiste em visitas programadas aos campi com o objetivo de orientar a equipe. “O objetivo é capacitar na prática, apresentamos a documentação, o check-list, os modelos de edital e todos os atos de transparência”, ressaltou Míriam.