Noticia
Proexc lança edição online da Revista Práxis: saberes da extensão
Já está no ar a Edição de número oito, da Revista Práxis: saberes da extensão, em versão online, publicada no Portal de Periódicos do IFPB.
A Revista Práxis: saberes da extensão é o veículo de disseminação da produção acadêmica dos extensionistas do IFPB, sob a coordenação da bibliotecária Beatriz Alves, que detém o título de doutora em Ciências da Informação, e desenvolve atividades de editoração dos periódicos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).
A editora Beatriz Alves, traduz a importância da Revista Práxis, enfatizando os objetivos de publicização e divulgação da produção técnico-científica resultante de ações extensionistas desenvolvidas nos contextos nacional e internacional que reflitam o uso do saber em intervenções sociais e possam contribuir para o desenvolvimento das ciências.
Com esta edição, prossegue Beatriz, a Revista Práxis reafirma o papel de ser um canal de divulgação e socialização dos conhecimentos gerados no âmbito da extensão e avança como processo educativo e instrumento de articulação das instituições de ensino, buscando alcançar os diversos atores e saberes da sociedade contemporânea.
Esse número, segundo ela, traz instigantes reflexões e relatos sobre o fazer/produzir extensionista, mais uma vez relevando que a essência e a substância da extensão encontram-se, fundamentalmente, na interação dialógica e protagonista entre a academia e a comunidade. Os trabalhos mostram que os saberes e práticas acadêmicas em contato com os saberes da comunidade promovem importantes orientações, na busca de ações em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas em sociedade.
Conforme informou a editora, Integra esse número da Revista Práxis um o conjunto de oito relatos de experiências, dois relatos de pesquisas e dois ensaios. Os autores apresentam resultados muito satisfatórios dos projetos desenvolvidos, além de refletirem de modo crítico sobre suas descobertas e da importância das atividades de extensão para comunidades assistidas.
Beatriz Alves disse que compartilha com os autores da publicação a expectativa da contribuição para uma nova forma de pensar e agir a respeito dos temas abordados.
Por outro lado, a publicação tem a função de dar crédito e reconhecimento aos autores que confiam neste veículo como meio de publicar seus estudos. “Espera-se, ainda, contribuir para o enriquecimento da cultura técnica e científica, enquanto patrimônio da humanidade”, assinalou.
A Revista Práxis pode ser acessada pelo endereço:
http://periodicos.ifpb.edu.br/
*Crisvalter Medeiros, jornalista