Noticia
Campanha da diversidade é lançada no IFPB
Foi lançada na manhã desta quinta-feira (09) no auditório da Reitoria, a campanha da Diversidade, sob a iniciativa da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenação de Ações Inclusivas. O evento reuniu lideranças de movimentos sociais, estudantes, professores e gestores do IFPB.
O lançamento contou com a participação do Reitor do IFPB Nicácio Lopes que elogiou a iniciativa e externou apoio às ações: “É uma iniciativa louvável de fomentar o debate dentro de uma perspectiva social de busca pela igualdade e da valorização humana. Precisamos criar espaços dialógicos como esse. Não podemos fechar os olhos para posturas intolerantes e preconceituosas”, disse o reitor.
O Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, destacou a importância do evento e disse que a construção de uma sociedade plural se faz também a partir da educação. “Essa ação tem como foco o diálogo educativo, estimular o debate, reformular conceitos e superar preconceitos”, enfatizou o pró-reitor lembrando do compromisso da PRAE em fortalecer essas ações inclusivas na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.
A Coordenadora de Ações Inclusivas da PRAE, Larissa Cosseti, explicou que as campanhas serão realizadas nos campi com o apoio da reitoria. “São temas pouco debatidos porém muito recorrentes e precisam ser levados para sala de aula, quebrar o tabu”. A coordenação incentivou os campi a realizar debates, concursos de cartazes, palestras. Vídeos e materiais gráficos poderão ser enviados pela PRAE para os campi.
Após a abertura solene foi realizada a mesa redonda: “Diversidade de gênero e sexualidade”, mediada pelo professor Degmar dos Anjos. Participaram do debate o Coordenador Municipal de Promoção da Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Roberto Cezar Maia de Sousa; a Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares; a integrante do grupo Maria Quitéria e Grupo de Mulheres Lésbicas da Paraíba, Marli Soares; a integrante da Associação de Travestis e Transexuais da Paraiba ASTRAPA, Fernanda Benvenutty; e a Professora e pesquisadora da área de diversidade de gênero do IFPB, Raquel Goldfarb.