Noticia
Audiência exclusiva no MEC foca canteiro de obras do IFPB
A liberação de três TED’s (Termos de Execução Descentralizada) no valor global de R$ 6,0 milhões foi o tema central de uma audiência exclusiva concedida pelo Ministério da Educação ao Instituto Federal da Paraíba. A iniciativa visa reforçar saldo de empenho dos campi Santa Rita, Itabaiana e Itaporanga.
O evento aconteceu no início da noite dessa terça-feira (27), em Brasília, com a interação do ministro da educação Mendonça Filho com o reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes.
A mediação da audiência foi do senador José Maranhão (PMDB) que oficializou o pleito do IFPB, garantindo a interveniência e o acompanhamento do processo no âmbito do MEC. “Estamos aqui para apresentar o pleito de um notável gestor público e administrativo de uma instituição de grande referência no meu Estado”, disse o senador em sua interlocução.
O ministro Mendonça após ouvir o reitor Nicácio Lopes e analisar previamente os documentos apresentados pelo Senador Maranhão determinou que a equipe técnica do MEC dedicasse atenção especial no encaminhamento da matéria.
“Os termos de execução descentralizada preveem a continuidade das obras estruturantes nos campi Santa Rita, Itabaiana e Itaporanga”, argumentou o reitor Nicácio Lopes ao apresentar ao ministro o canteiro de obras do IFPB que inclui também a construção dos campi Catolé do Rocha e Esperança. “Nossas obras estão andando em seu ritmo normal, mas precisamos garantir o reforço de saldo de empenho”, destacou o gestor do Instituto da Paraíba.
A reunião contou também com a participação do diretor de articulação e expansão de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, professor Geraldo Andrade de Oliveira e com as presenças do ex-prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos, de representantes da assessoria imediata do ministro Mendonça e do senador Maranhão.
Para o ministro da Educação Mendonça Filho o relatório apresentado pelo reitor Nicácio Lopes ratifica a eficiência da gestão do canteiro de obras do Instituto Federal da Paraíba.
Nos últimos dias, a imprensa nacional vem divulgando que 53% das obras do Governo Federal estão paralisadas. O IFPB está dentre o universo de obras estruturantes que dignifica a Rede Federal e impõe-se como modelo político-administrativo para o parlamento e para o Ministério da Educação.
O ministro Mendonça, logo após audiência, em entrevista à Rádio IFPB, falou do seu desafio na condução da complexa pasta do Ministério da Educação e manifestou interesse em participar da inauguração do Campus Guarabira caso sua assessoria consiga conciliar sua agenda nacional.
* Filipe Donner – Diretor-Geral de Comunicação e Marketing do IFPB