Noticia
Receita Federal divulga Campanha DestiNação no IFPB
O Delegado da Receita Federal na Capital paraibana, Marialvo Laureano dos Santos Filho, e o delegado adjunto, Hamilton Sobral Guedes, realizaram visita ao reitor do IFPB, Nicácio Lopes, na tarde dessa terça-feira, 6 de março. A visita foi acompanhada pelo procurador da AGU no IFPB, Michel Laureano, e teve como objetivo divulgar a Campanha DestiNação.
O Projeto DestiNação consiste na doação de parte do Imposto de Renda para os Fundos da Criança e do Adolescente. A doação pode ser feita tanto por Pessoa Física quanto Jurídica. É possível destinar, diretamente no programa do IRPF, até 3% do imposto devido para os Fundos.
O delegado da Receita informa que aqui na Paraíba há Fundos cadastrados em 20 cidades e que são geridos de modo paritário por entidades governamentais e ONGs. Os projetos precisam estar destinados à melhoria social de crianças e adolescentes.
Marialvo Laureano esclareceu que o próprio programa do Imposto de Renda já faz o cálculo de quanto o cidadão pode doar. Ele adiantou que até mesmo o cidadão que terá restituição do valor pode fazer a doação porque ela voltaria corrigida também. O benefício é principalmente para aqueles que já vão pagar imposto porque teriam a opção de destinar parte desse valor para os projetos que tem ações concretas para a infância e adolescência da população carente.
Os servidores da Receita ressaltam que o contribuinte não pagará mais imposto e nem terá a restituição diminuída. A doação apenas permite que parte do imposto seja destinada diretamente para um Fundo, ao invés de ir para o Tesouro Nacional.
O reitor Nicácio Lopes se prontificou a dar a máxima publicidade ao projeto junto à comunidade do IFPB, especialmente aos servidores. Segundo o professor Nicácio, os interesses da campanha DestiNação são congruentes com os objetivos do Instituto Federal da Paraíba que também visam à melhoria de vida dos adolescentes e das crianças, os futuros cidadãos do país.
Segundo Hamilton Sobral, o projeto já existe há cerca de quatro anos, mas esse ano a Receita Federal na região está empreendendo uma maior campanha de divulgação da iniciativa. Material publicitário conjunto foi feito com as delegacias da Receita dos estados vizinhos visando aumentar o número de doações.
Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista da DGCOM
Fotos: Filipe Donner - diretor da DGCOM