Noticia
Programa Células Empreendedoras abre inscrição para o IFPB
O Programa Células Empreendedoras, iniciativa da Setec-MEC, para incentivar a metodologia do empreendedorismo criativo na Rede Federal foi lançado nessa terça-feira, à noite. O IFPB é um dos seis Institutos Federais de Educação selecionados para participar do Programa que teve seu lançamento oficial no IF de Goiás. O diretor de Inovação Tecnológica do IFPB, Maxwell Amaral, participou da solenidade ao lado de outros coordenadores do Programa. Além do IFPB e IFG, o programa piloto vai envolver equipes dos Institutos do Rio de Janeiro, Rondônia, Paraná e Pernambuco.
O site oficial do Programa já está recebendo inscrições gratuitas www.celulasempreendedorasif.com.br A meta inicial é que 150 estudantes do IFPB possam ser capacitados com a metodologia e cerca de 50 servidores também. “Queremos ter a participação de todas as unidades do IFPB para estimular a inovação e o empreendedorismo”, frisou Maxwell.
A metodologia utilizada pelo programa é desenvolvida no Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco que pretende estimular o empreendedorismo jovem através da criatividade em parceria com empresas. A ideia é que surjam negócios liderados por estudantes dos IFs com servidores como mentores.
Além da Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, o Programa no IFPB conta com uma comissão organizadora formada pela diretora Flora Meira, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e os docentes Margareth Rolim, Juliana Dantas, Elaine Cristina, Ilka Campos, Thiago Batista e Jader Rodrigues, do Campus João Pessoa, e Mellyne Palmeira, do Campus Campina Grande.
O Campus João Pessoa do IFPB deve sediar a capacitação inicial das Células Empreendedoras, no período de 9 a 13 de julho, com a presença de estudantes, docentes, empresas e palestrantes. O investimento do Ministério da Educação no programa é de mais de R$ 573 mil.
A capacitação em julho no IFPB deve enfocar o Educador Empreendedor, trazer exercícios práticos com participação de empresas e culminar em uma maratona entre as equipes formadas nos seis Institutos Federais.
Está prevista uma Conferência de Inovação e Empreendedorismo, com a participação das equipes selecionadas nos seis institutos, apresentando projetos a investidores para uma seleção para um Living Lab, em Recife. O programa prevê ainda o lançamento de um portal nacional de Tecnologia Educacional IF, agregando as atividades empreendedoras dos Institutos.
Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB
Foto: Diretoria de Comunicação do IFG