Noticia
TV Escola do MEC fará vídeo educativo com projetos de extensão do IFPB
Através de articulações envolvendo a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e a Reitoria do IFPB, a TV Escola, do Ministério da Educação, vai veicular em circuito nacional dois vídeos, no formato de programas educativos, enfocando trabalhos de extensão desenvolvidos nos Campi do IFPB de Princesa Isabel e Campina Grande.
Os projetos que serão trabalhados em forma de vídeos educativos são: Música para todos, coordenado pela professora de Artes, Maria Leopoldina, no Campus Princesa Isabel; e o “Edificar”, realizado no campus Campina Grande, sob a coordenação da professora de Desenho Arquitetônico, Mellyne Medeiros. Os programas produzidos a partir dos projetos de extensão do IFPB comporão uma série documental de 13 episódios que mostrará o quadro do ensino técnico no Brasil.
A TV Escola é uma plataforma de comunicação baseada na televisão e na internet. O sinal da TV Escola é distribuído por satélites aberto, analógico e digital, que possibilita o acesso de cerca de 15 a 20 milhões de antenas parabólicas, em todo o País. Além da distribuição por satélite aberto, a TV é distribuída pelas operadoras de TV por assinatura. Usuários da internet e de SmartPhones e Tablets também podem acessar o sinal da TV Escola ao vivo através dos aplicativos para aparelhos com sistema iOS e Android.
Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, professora Tânia Andrade, a partir do momento em que um projeto de extensão da rede IFPB se projeta nacionalmente, por meio deste instrumento de comunicação, que é a TV escola, a instituição passa a ser referência, ou no mínimo, a estimular outras pessoas em outras localidades pelas experiências vivenciadas.
A professora Tânia Andrade acrescentou que a importância desse trabalho de divulgação é dar visibilidade às ações de extensão do IFPB, enfatizando o sentido de que o ensino técnico, integrado e subsequente, oferecem grandes possibilidades de inclusão e, ao mesmo tempo, de verticalização do conhecimento.
Na visão da professora Mellyne Medeiros, que coordena o projeto “Edificar”, a ação da TV Escola dará visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos extensionistas do Campus de Campina Grande, além de ser uma forma de promover a instituição. Por sua vez, a professora Maria Leopoldina, que desenvolve o projeto “Música para todos”, o vídeo educativo da TV Escola será mais uma oportunidade para abordar os problemas da região do semiárido paraibano e das comunidades de Princesa Isabel, especificamente.
Projeto Música Para Todos
Realizado desde de 2016, o referido projeto tem como objetivo tornar acessível o ensino da música através de oficinas para crianças e jovens com vulnerabilidade social. As ações, segundo a coordenadora, ocorrem na comunidade Lagoa de São João e Educandário São José, no município de Princesa Isabel, além da comunidade Quilombola Cavalhada, localizada em Flores/PE. O projeto conta com a participação do professor Erickson Melo, na equipe técnica, tendo como parceiras sociais as Irmãs Carmelitas, Francinalda Lima e Terezinha Bezerra de Sousa, que contribuem selecionando as crianças das comunidades para a participação no projeto.
Núcleo de Extensão Edificar
O Edificar, que está em execução desde 2014, no Campus Campina Grande, tem a participação dos alunos do Curso Tecnólogo de Construção de Edifícios, bem como os estudantes dos cursos técnicos em Mineração e Edificações. O projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que presta assistência técnica gratuita a população de baixa renda na área de reforma habitacional popular e formação em Educação Ambiental, em Escolas e Ongs da região.
Segundo Mellyne Medeiros, o projeto conta com o apoio dos professores Jean Luis Gomes de Medeiros e Raquel Queiroz, tendo como parceiros sociais o Sindicato de Moradores do Bairro das Malvinas, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (CENTRAC), além de empresas do setor da construção civil de Campina Grande.
A série da TV Escola terá como objetivo dialogar com jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, contribuindo com informações para que os mesmos reflitam sobre a formação e o desenvolvimento de carreira. As gravações do documentário nas cidades paraibanas estão previstas para o próximo mês.
Produção: Fábio Hermano, estagiário de Comunicação Social da Proexc, com edição do jornalista Crisvalter Medeiros