Noticia
Proexc vai contribuir para intercâmbio entre IFPB e Escola Canadense
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (PROEXC) está engajada nos processos educacionais que valorizam a internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica, na Paraíba, acompanhando uma tendência em âmbito nacional.
Nesse sentido, a Proexc acolheu nessa quarta-feira (23), um encontro da Assessora Internacional do IFPB, professora Mônica Montenegro, e o representante da Escola Cégep de Chicoutimi, o professor de engenharia elétrica Thierry Munger. A instituição está localizada na província de Quebec, Canadá, e tem cerca de 2.500 estudantes e 600 servidores, incluindo 300 professores.
Na referida reunião, foi articulado a formalização de parceria entre as duas instituições. Dentre as ações iniciais sugeriu-se a realização de um curso de francês, na modalidade EAD, sendo oferecido pelo Cégep, e outro curso em Língua portuguesa oferecido, em contrapartida pelo IFPB. A Pró-Reitora Tânia Andrade disse, na reunião, que “uma das ações da extensão será ampliar a internacionalização da instituição, otimizando a proposta de curricularização que o IFPB vem implementado em suas práticas indissociadas entre ensino, pesquisa e extensão”.
O professor canadense Thierry Munger informou que o Cégep de Chicoutimi tem a tradição de fazer parcerias com instituições de outros países. "Na política internacional, dessa instituição, a presença de estudantes internacionais enriquece a comunidade e permite que os estudantes se abram ao mundo", completou.
O Cégep de Chicoutimi também valoriza os estágios e permanências no exterior dos seus estudantes e professores como ferramenta de integração de conhecimentos, habilidades e desenvolvimento.
Texto Fábio Hermano, estagiário de comunicação Proexc.
Edição: Crisvalter Medeiros, jornalista.